Confira nossa seleção de livros para celebrar o Dia Nacional do Livro Didático – 27 de fevereiro.
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A obra organizada Livro Infantil arte, mercado e ensino, é uma coletânea que apresenta estudo sobre a relevância do livro infantil, considerando tanto o gênero, sua influência no ensino da literatura, quanto seu poder de mercado. Ao longo dos capítulos, são abordadas questões que vão desde a criação da história, atentando-se a importância do gênero, passando por questões estéticas e gráficas, características dos livros para infância, destacando as ilustrações e cores, e chegando até as relações estabelecidas no mercado editorial, analisando novas maneiras de considerar o gênero para o ensino da Literatura e o desenvolvimento cultural a longo prazo.
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Nesta obra, nos voltaremos ao ensino de África a partir do livro didático, considerando: qual é a África apresentada neste material? A obra contribuirá para que professores, gestores e interessados na temática revejam e repensem procedimentos, práticas pedagógicas, posicionamentos e gestos. Desejando que a partir desta contribuição nossos estudantes negro/as do país afora, reconheçam a si mesmos como sujeitos históricos, com condição e potencial epistêmicos para situar-se e agir sobre sua realidade. Desejando que você leitor/a se junte a este fronte na defesa de um ensino onde os conhecimentos não legitimados pela escola sejam contemplados para que o ensino de África componha a cena do currículo escolar.
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O livro didático na educação básica: múltiplos olhares reúne estudos que se utilizam de diferentes abordagens teórico-metodológicas para discutir essa ferramenta tão utilizada no dia a dia escolar. Embora nos últimos anos as pesquisas que tomam o livro didático como objeto de análise tenham crescido significativamente, ainda são necessárias muitasdiscussões em torno desses materiais que ora podem se tornar um instrumento de transformação social, ora de alienação e reprodução da ideologia dominante ou dos interesses mercantis. É, nesse sentido, que os textos que compõem esse volume contribuem para a reflexão sobre as contribuições (ou não) desses materiais no desenvolvimento do conhecimento e da aprendizagem. Por essa razão, a obra se torna uma referência para professores e pesquisadores preocupados com a construção de uma educação mais democrática e igualitária que tem como único fim uma educação de qualidade.
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A presente obra busca demonstrar que os discursos veiculados pelos materiais didáticos não são neutros, carecendo, na realidade, de problematização. A análise volta-se para os materiais didáticos referentes a línguas estrangeiras, principalmente das escolas públicas, a partir de exemplos retirados de duas coleções selecionadas no primeiro edital do PNLD 2010-2011, a saber: Novos Estudos do Letramento e o Letramento Crítico.
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Este livro traz uma análise, sob a perspectiva do discurso, da constituição da identidade profissional do professor de língua inglesa em sua relação com o livro didático, bem como das dinâmicas de poder e resistência que atravessam o contexto dessa relação.
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