A psicologia é uma área da saúde responsável por analisar e orientar o comportamento humano, sendo entendida como o estudo da mente ou ciência da alma.
Historicamente, o homem sempre tentou buscar explicações sobre a compreensão de questões existenciais, no que foi preenchido de certa forma pela filosofia. Mas enquanto a filosofia se debruçava sobre uma análise humana sob o ponto de vista do coletivo, da vida em sociedade, ainda faltava um campo do conhecimento capaz de abordar aspectos mais aprofundados de um ser.
Foi neste contexto que surgiu no século XVI o termo psicologia. A palavra tem origem grega, em que “psyche” significa mente ou alma e “logos” significa conhecimento, razão. Logo, psicologia é o campo que trata de estudar o que se passa na mente dos seres.
Assista ao vídeo do Autor Fernando César Paulino-Pereira!
Conheça os livros do autor:
Este livro visa compreender como a angústia, a dor e o sofrimento abalam os projetos de vida da pessoa humana, pois no decorrer da vida do indivíduo há períodos em que as rupturas com origem em alguma crise fazem com que algum tipo de significado da existência humana passem por mudanças bruscas não compreendidas de imediato, gerando a perda de sentido.
Esta obra tem como foco principal a experiência religiosa de sujeitos protestantes metodistas que se envolveram em movimentos sociais orientados pela Teologia da Libertação e visa compreender o processo de formação e transformação da identidade humana como metamorfose que busca a emancipação. Na análise desses processos formativos também houve a preocupação de compreender a integração desses sujeitos na sociedade, verificando as personagens encarnadas por eles como possíveis formas idiossincráticas de assumir papéis sociais em grupos, movimentos sociais e organizações.
Esta obra aborda temas dos processos de Psicologia Social (PSO). A maior dificuldade atual da formação do Psicólogo Social é relacionar bem a teoria e a prática. Por isso é de vital importância que o ensino da Psicologia Social leve em consideração primeiramente a formação do profissional como ser humano. Este livro se propõe justamente a falar sobre a práxis; e está dividida em duas sessões. A primeira, “Psicologia social e identidade humana”, enfoca uma das questões centrais na PSO: a Identidade, categoria de análise primordial na Psicologia latino-americana, juntamente com outras categorias, tais como Atividade e Consciência. Já a segunda, “Psicologia social e processos grupais”, enfoca o grupo como processo e mediador da relação indivíduo/sociedade, também se constituindo como campo de militância em PSO.
Em “Temas em Psicologia Social: educação e trabalho” trata da atuação do Psicólogo Social nos espaços de educação e de trabalho, em que uma reflexão crítica nos convida a participar ativamente da organização do processo de trabalho e da formação do sujeito contextualizado socialmente. É importante reafirmar, que mais que formar profissionais, a psicologia deve ter o compromisso com a formação do sujeito em sua dimensão social ética. Ou seja, auxiliar os sujeitos a transcender sua identidade alienada, transformando as condições opressivas de seu contexto. Seja ele em escolas ou em organizações.
E você sabia que existe um Dia Nacional dos profissionais de psicologia?
Dia Nacional do Psicólogo
No dia 27 de agosto é comemorado anualmente o Dia do Psicólogo. A homenagem é alusiva à data em que foi sancionada, em 1962, pelo então presidente João Goulart, a Lei 4.119. Por meio dela, a psicologia, de direito, se tornava uma profissão.
O decreto, porém, regulamentando a lei só foi publicado em 1964. E somente sete anos depois, em 1971, que o Conselho Federal de Psicologia (CFP) foi formado.
O objetivo da data celebrativa é prestar o devido reconhecimento aos profissionais da área da saúde responsáveis por lidar com os sentimentos, traumas e crises dos indivíduos.
O que faz um psicólogo?
É o profissional habilitado para estudar e analisar as questões internas de cada indivíduo. Questões essas que embasam a personalidade de um sujeito e que se refletem no seu modo de agir, no seu comportamento.
Cabe ao profissional da psicologia identificar traumas, medos, receios e angústias que constroem uma identidade.
Ao deter os conhecimentos de análise sobre comportamentos e funções mentais dos humanos, ele pode aplicar métodos científicos de avaliação da psique humana que, em casos pontuais, podem prevenir doenças mentais e proporcionar uma melhoria de qualidade de vida aos pacientes.
O público-alvo da psicologia é o mais diversificado possível. Na realidade, não há restrição alguma. Todas as pessoas, crianças ou adultos, que apresentem algum grau de insatisfação, e que isso seja a causa de incômodos de comportamento, podem ter um acompanhamento psicológico profissional.
As origens deste incômodo podem ser as mais diversas, de profissionais ou pessoais a amorosas ou financeiras.
A importância do psicólogo
A presença e a atuação dos profissionais de psicologia são fundamentais e enriquecedoras nos mais diversos segmentos. O campo de atuação do universo da psicologia é vastíssimo. Há a influência do trabalho do psicólogo no âmbito do ensino, como em escolas e universidades, por exemplo.
Também há interferência da psicologia em questões relacionadas ao mundo corporativo, auxiliando empresas e organizações a gerenciarem melhor as relações humanas. Da mesma forma acontece em muitos outros ambientes, como da pesquisa, da saúde, do esporte, do campo jurídico, entre outros.
O exercício da função
O exercício da função de psicólogo está condicionado à conclusão de um curso de ensino superior em psicologia. Para tanto, o curso deve ser realizado em uma instituição que seja atestada pelo Ministério da Educação e Cultura.