fbpx
Dia do Profissional de Educação Física
Artigos

Dia do Profissional de Educação Física

O profissional de Educação Física possui grande importância pelas diversas funções que pode desempenhar e por isso no dia 1º de setembro ocorre a comemoração do dia do Profissional de Educação Física. Você sabe todas as funções que esse profissional pode desempenhar e sua importância? Veja aqui as principais informações sobre o Profissional de Educação Física!

Dia do Profissional de Educação Física

Primeiramente vale mencionar que o dia 1º de setembro foi intitulado como dia do Profissional de Educação Física porque nesse mesmo dia, no ano de 1998, foi criada uma lei que regulamentou a profissão e criou os Conselhos Regionais, o que até então não existia no Brasil.

Dentro disso, diferentes áreas foram regulamentadas, de modo que esse profissional pode atuar, em outras áreas, como:

• Professor de educação física;

• Treinador esportivo;

• Técnico esportivo;

• Técnico de esportes;

• Preparador físico;

• Professor de educação corporal.

A lista é longa, mas é preciso fazer uma diferenciação. O profissional que é licenciado pode atuar de forma exclusiva na área de educação básica. Se ocorre a formação em bacharelado, o profissional pode trabalhar em todas as outras áreas. Portanto, na hora de escolher o curso, é preciso pensar nas possibilidades para escolher o que melhor se adapta para cada pessoa.

Importância da profissão

Independentemente da área onde o Profissional de Educação Física trabalhe, a atuação é de extrema importância, pois sempre terá envolvimento com a promoção da saúde e melhora da qualidade de vida das pessoas. E isso é uma das coisas mais importantes, pois a saúde é o bem mais valioso da vida de todas as pessoas.

Com certeza, todas as pessoas já precisaram de um profissional da área em diversas vezes, desde as aulas de educação física na escola, até a realização de atividades físicas ao longo da vida. Sempre é essencial ter o acompanhamento profissional para obter o desenvolvimento correto dos exercícios e atividades praticadas.

Você até pode realizar uma atividade física sem a orientação profissional, mas é sabido que o resultado pode ser prejudicial à saúde e o rendimento não é o mesmo. Deixar de lado o auxílio do profissional pode acarretar em lesões e fazer a atividade física não desenvolver seu papel. Portanto, optar por orientação profissional é sempre crucial.

Comemoração do dia do Profissional de Educação Física

A comemoração do dia do Profissional de Educação Física possui grande importância para que a profissão seja cada vez mais valorizada e que tenha o devido espaço que merece em todas as áreas de atuação.

Sendo uma profissão tão vasta e que acolhe diversas áreas, comemorar esse dia homenageando os profissionais e afirmando o valor que possuem para a evolução da saúde da sociedade é indispensável.

Sendo assim, parabenize os Profissionais de Educação Física que você conhece e demonstre o real valor que eles possuem para você e para toda sociedade. Além disso, se você ainda não pratica atividades físicas, aproveite esse momento para escolher um profissional e ter a assistência correta para ter uma vida cada vez mais saudável e ativa!

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.