
Tema: As concepções de ensino no Brasil republicano.
Resumo da proposta:
O objetivo desta coleção é pensar a História do ensino fundamental no Brasil, em suas diferentes propostas curriculares ao longo dos anos e das mudanças legais.
Neste volume, o foco serão quais foram as concepções curriculares em que se basearam o ensino no Brasil republicano e as leis orgânicas do ensino nos anos 1930 e 1940. Em que medida essas concepções estiveram presentes na Lei n. 4024/61 ou na Lei n. 5692/71? De que maneira essas legislações foram estabelecendo a formatação do ensino fundamental em nosso país? Quais alterações e concepções curriculares foram discutidas e colocadas em práticas? Quais experiências foram feitas em sala de aula? Essas são algumas questões que norteiam a seleção de estudos para a presente seletiva.
Áreas de pesquisa relacionadas ao tema proposto:
– História do ensino no Brasil
– Concepções curriculares
– Estudos Sociais
– Sociologia
– Literatura
– Leitura e literatura infantil
– Artes
– Marcos legais no ensino brasileiro
– Leis orgânicas do ensino nos anos 1930 e 1940
– LDB 1996
– BNCC
– PCN
Organizador:
Prof. Dr. Diogo Roiz (Lattes)
Prazo para Recebimento de Artigos: 20/11/2019 (Prorrogada até 08/12/2019) Chamada Encerrada. Obra em edição.
Prazo para Resultado de Avaliação: 06/01/2020 (resultado informado por e-mail)
Publicação para produção de 2020
Enviar a proposta para o e-mail seletiva@editorialpaco.com.br , em arquivo de Word ou PDF, com no máximo 15 páginas, em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento de 1,5, margens de 2,5cm de cada lado, e normalizado, preferencialmente, de acordo com as normas da ABNT. No corpo do e-mail conter a área temática do trabalho, nome completo do autor e telefones para contato.
Considerando o trabalho de edição completo da obra, bem como sua impressão e distribuição, para publicação de capítulo em livro, conforme características já explicitadas acima, o autor fará um investimento único de R$ 600,00 (Seiscentos Reais), que poderá ser dividido em até 2X (Ent. + 30 dias). Pelo investimento, além da importância da publicação em si, o autor receberá 5 exemplares do livro. A publicação terá também versão digital (com ISBN diferente), que conta com uma nova publicação na produção acadêmica.