Vinicius Maia Cardoso, autor da obra “Pouco Conhecido, Montuoso e Emboscado: Poder e economia no Sertão do Macacu – 1786 a 1790”, fala sobre sua obra recentemente lançada pela Paco Editorial. Ver esta publicação no Instagram Uma publicação partilhada por Paco Editorial (@pacoeditorial) Pouco conhecido, montuoso e emboscado: Poder e economia no Sertão do Macacu – 1786 a 1790 é fruto da pesquisa de doutoramento do autor. Sua originalidade se dá devido às fontes utilizadas, em especial a “Correspondência e documentos relativos às novas minas de Macacu, do Rio de Janeiro, 1786 – 1790,” existente na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Na concepção de…
O arcaísmo na língua portuguesa
Se você acessar agora um jornal ou livro de várias décadas atrás, vai perceber que muitas palavras daquela época não são mais encontras nos textos atuais. Recebe o nome de arcaísmo a utilização de vocábulos ou expressões que, agora, são consideradas ultrapassadas na linguagem em forma escrita ou oral. Quer saber mais sobre o assunto? Confira esse artigo até o final e aprenda a evitar o uso indevido de termos antiquados que prejudicam sua comunicação. Boa leitura! É errado utilizar o arcaísmo? É um erro fazer a utilização de termos que não integram mais a língua portuguesa. Esse recurso deixa a linguagem com uma cara mais envelhecida e, além disso,…
5 motivos para ler a obra “Vadios e Ciganos, Heréticos e Bruxas- Os Degredados no Brasil-Colônia”
Confira hoje 5 motivos para ler a obra “Vadios e Ciganos, Heréticos e Bruxas– Os Degredados no Brasil-Colônia” do autor Geraldo Pieroni 1. Linguagem clara e direta que se lê com prazer; 2. Trabalho específico pioneiro que aborda a pena de banimento de Portugal para o Brasil durante o período colonial; 3. Pesquisa histórica séria nos diversos arquivos de Portugal e Brasil; 4. O livro além de desvendar a história dos degredados no Brasil-Colônia desfaz algumas das construções da historiografia sobre os banidos vistos como sinônimo de pessoas marginais e violentas; 5. Demonstra que as leis são construções inseridas no tempo no qual foram decretadas e funcionavam de acordo com…
Nosso autor: Thiago Dutra Hollanda De Rezende
Thiago Dutra Hollanda De Rezende é nosso autor de hoje. Publicou com a Paco a obra “Sistema Tributário Brasileiro – Fundamentos Socioeconômicos” Sobre o autor: Doutor em Política Social pela Universidade de Brasília. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora , graduação em Serviço Social pela Universidade de Brasília e mestrado em Política Social pela Universidade de Brasília. Atualmente é Consultor Técnico-Legislativo na Câmara Legislativa do Distrito Federal e Professor na Universidade do Distrito Federal. Participa do Núcleo de estudos e pesquisas sobre Fundo Público, Orçamento, Hegemonia e Política Social – FOHPS, do Laboratório de Políticas Públicas – Labpop e do grupo de pesquisa História da…
Pouco Conhecido, Montuoso e Emboscado: Poder e economia no Sertão do Macacu – 1786 a 1790
O objetivo da obra é trazer a jovens e veteranos historiadores e historiadoras, bem como a interessados no tema, uma contribuição para os estudos sobre a história da conquista e ocupação de uma área de sertão no período colonial, onde desenvolvo a idéia de “Sertão Atlântico.” Utilizei nessa pesquisa uma coleção de centenas de cartas escritas durante o governo do vice-rei do Estado do Brasil Luís de Vasconcelos e Sousa (1779-1790). Essa compilação, a “Correspondência e documentos relativos às Novas Minas de Macacu do Rio de Janeiro” entre 1786-1790 traz aspectos do cotidiano da ocupação de um sertão colonial e busco demonstrar redes de relacionamentos construídas durante o árduo processo…
7 de Setembro
Para celebrar o dia 7 de Setembro, confira 05 obras que separamos sobre a história do Brasil A independência do Brasil em foco: história, cultura e construção, é uma análise sobre o processo de independência ocorrido no Brasil, assim como a complexidade desse acontecimento, baseando-se na influência e poder das antigas províncias que se constituíram no período do Oitocentos. Desse modo, a análise presente nesta obra, busca entender o processo de formação do Estado Nacional, considerando enfoques como cultura, política, meio ambiente, entre outras coisas. COMPRAR Os processos de independência das nações modernas são temas de investigaçãoespecialmente complexos. Dado o interesse que despertaram ao longo do tempo, sobre estes fenômenos…
Dicas de português: Superlativo
Na língua portuguesa, o grau superlativo é o recurso usado pelos adjetivos para transmitir a qualidade de uma pessoa ou coisa que se sobressai em relação a todas as outras semelhantes. Por exemplo, costumamos descrever algo como “bom”, mas quando percebemos que não há nenhuma outra coisa que possa concorrer com essa em termos de qualidade, afirmamos que essa coisa é a melhor entre todas as outras. Superlativo Analítico: No superlativo analítico, usamos palavras ou expressões adicionais para enfatizar a qualidade ao máximo. Normalmente utilizamos “muito”, “extremamente”, “bastante”, entre outras. Exemplo: O bolo está muito gostoso. Neste exemplo, “muito gostoso” é uma expressão que enfatiza a qualidade do bolo ao…
5 motivos para ler a obra “Shigueyki Yoshinaga e Tatsue Yoshinaga”
Confira hoje 5 motivos para ler a obra “Shigueyki Yoshinaga e Tatsue Yoshinaga”, do organizador Adolfo Martins De Moraes. 1. Um livro escrito e organizado para as famílias: Projetado para cativar todos os membros da família; 2. Leitura acessível e envolvente: Oferece uma narrativa fluida e prazerosa; 3. Temas sensíveis tratados com leveza e profundidade: Aborda questões importantes de forma agradável e reflexiva; 4. Retrato autêntico de um modo de vida único: Explora o cotidiano de famílias tradicionais do norte do Paraná, conhecidas por seu espírito forte, corajoso e desbravador; 5. É ler, gostar e ler outras vezes mais: Uma obra que conquista e convida à revisitação frequente. Confira abaixo…