Publicada em 2018, “Enfrentamento do Bullying no Ambiente Escolar” é uma obra essencial para os profissionais que atuam no ambiente escolar, bem como para aqueles que pesquisam o fenômeno social chamado bullying e suas implicações na vida do estudante e de sua família e na comunidade escolar e sociedade em geral. O livro foi escrito por Núbia Célia Carneiro, mestra em Ciências da Educação, especialista em Educação Especial e professora da rede pública de ensino com larga experiência nos estudos do bullying. A estrutura da obra Tendo 128 páginas, a autora coloca em cena em seu livro uma densa e importante pesquisa sobre as práticas de bullying no ambiente escolar,…
Província Imensa e Distante
O livro “Província Imensa e Distante – Goiás de 1821 a 1889”, de Fábio Santiago Santa Cruz, aborda a história de uma das maiores províncias do Império do Brasil. O volume é um lançamento da editora Paco Editorial e já está à venda nas principais livrarias do país e também pela internet. No livro “Província Imensa e Distante – Goiás de 1821 a 1889”, Fábio Santiago Santa Cruz conta a trajetória de Goiás quando essa ainda era uma das 18 províncias do Império do Brasil. De acordo com registros da época, Goiás era uma das maiores – cerca de 25 mil léguas quadradas – e mais ricas províncias do Império,…
Uma Justiça que Seduz?
O livro “Uma Justiça Que Seduz? – Ofensas Verbais e Conflitos Comunitários em Minas Gerais (1854-1941)” é uma versão modificada da tese de doutorado do historiador Deivy Ferreira Carneiro, defendida na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O resultado é uma contribuição única para a historiografia, isto é, um estudo de quase cem anos de história no qual Deivy convida o leitor a refletir sobre o papel das normas sociais e dos valores na vida dos indivíduos. Além disso, o autor apresenta ideais de como tais indivíduos buscam reparação por danos sofridos, seja na violência ou perante a Justiça. Com base em um trabalho rico em fontes e documentos…
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 pelo Ministério da Educação, como uma forma de avaliação do desempenho dos estudantes. Onze anos depois, passou por um processo de reformulação que lhe delegou, entre outras atribuições, o papel de substituto dos tradicionais exames vestibulares para a seleção e o ingresso de alunos do ensino superior, assim como a política de financiamento do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e a de bolsa de estudos do Programa Universidade para Todos (Prouni). A última edição do Enem (2018) recebeu mais de 6,7 milhões de inscrições. Essa adesão significativa de concluintes do ensino médio consolidou o exame como uma das principais…
Microbiologia para Odontologia
A criação do microscópio pelo cientista holandês Anton van Leeuwenhoek (1632-1725) permitiu a descoberta de um universo, desconhecido até aquele momento, de seres infinitamente pequenos, que passaram a ser observados. Pode-se dizer que este é o contexto histórico que originou o surgimento da microbiologia como ciência. Mas para que ela se desenvolvesse dessa forma e ganhasse a importância que tem nos dias atuais, foi necessário o trabalho árduo de grandes cientistas, como Louis Pasteur e Robert Koch. Seu trabalho permitiu não somente a identificação e o reconhecimento de muitos microrganismos, a associação desses com diversas doenças e a atuação sobre esses organismos, como também abriu caminhos para que a microbiologia…
Manual Jurídico da Escravidão – Império do Brasil
RESENHA por Karina Soares Mulatinho Concluí o estudo da obra MANUAL JURÍDICO DA ESCRAVIDÃO – IMPÉRIO DO BRASIL, do Dr. André Barreto Campello. Trata-se leitura bastante aprazível e trata acerca do aspecto jurídico da nefasta página da história do Brasil, a escravidão. Cursei Direito, mas nunca, durante o curso, nenhum professor fez essa análise com tanta propriedade. Sempre foi tratada de forma superficial. Na verdade, a escravidão era um sistema jurídico implantado no Brasil.Em assim sendo, o Manual Jurídico da Escravidão apresenta de forma simples e sistematizada, mas profunda, a estrutura do regime jurídico da escravidão no Brasil durante o século XIX, mostrando-nos o início da escravidão no Brasil; a natureza…
OS JUÍZES DE FAMÍLIA E A GUARDA COMPARTILHADA
Em sua obra “Os Juízes de Família e a Guarda Compartilhada”, a psicóloga Denise Sena demonstra como a guarda compartilhada impacta nas famílias e em suas relações, analisando as vivências e os desafios em diferentes casos e situações de divórcio. Denise Sena faz uma análise psicojurídica sobre a guarda compartilhada e como ela afeta as relações familiares, sobretudo no que diz respeito ao envolvimento das crianças e dos adolescentes e a efetivação de seu bem-estar. “Os Juízes de Família e a Guarda Compartilhada” é uma obra que resultou de uma ampla pesquisa de mestrado concluída pela autora em dezembro de 2017, orientada pela professora doutora Maria Aparecida Penso, e vinculada…
A Revolução do Haiti e o Brasil escravista
Nenhum acontecimento histórico, especialmente tratando sobre o continente das Américas no período colonial, deve ser pensado como fato isolado. Repercussões de episódios, ainda mais em casos envolvendo revoltas de escravos, se espalham em outras sociedades, ressoam e geram curiosas consequências. O livro “A Revolução do Haiti e o Brasil escravista – o que não deve ser dito” parte desse princípio para analisar a história desses dois países americanos em cenário de sistema de escravidão e de busca pela independência. A conexão aqui também vai além de Brasil e Haiti, chegando à Europa na era do Iluminismo, com autores e figuras com pensamentos destoantes da sociedade da elite, como o abade…