fbpx
Cultura,  serviço

Visita virtual aos museus: Conheça grandes museus brasileiros sem sair de casa

Fomos submetidos ao ‘’novo normal’’. Acompanhamos infinitas lives, o trabalho remoto tornou-se uma obrigatoriedade, banhos em sacos de arroz, os chás de bebês foram renomeados para ‘’charreta’’ e até as formaturas foram transferidas para o ambiente virtual. 

Cada setor da sociedade adaptou-se as restrições de acordo com a sua realidade. Vale ressaltar que ainda estamos vivendo um período de isolamento. Com a arte e cultura não poderia ser diferente, afinal, parafraseando Friedrich Nietzsche, “temos a arte para não morrer ou enlouquecer perante a verdade”.

Diversos museus do mundo e no Brasil aderiam a realidade virtual. Apesar da experiência física frente às obras serem uma fonte inesgotável de questionados e sensações sobre o impacto das peças, a possibilidade de conhecer mostras e edifícios de museus online representa uma ‘’saída’’ para manter preenchido este espaço no cotidiano e um auxílio na propagação da arte e da cultura.

Para incentivar o valioso hábito de conhecer museus, listamos os principais museus brasileiros para você conhecer virtualmente e já anotar na sua agenda e visitá-los quando a pandemia passar:

  • Pinacoteca do Estado de São Paulo :
Reprodução/ Facebook Pinacoteca

Um dos principais museus de São Paulo, a Pinacoteca do Estado já disponibilizou não só seu acervo, mas o próprio espaço do museu digitalizados há alguns anos em sua visita virtual. As imagens panorâmicas e o uso de realidade virtual criam uma experiência imersiva no ambiente do museu, que permite ver sua coleção permanente com grande aparato informativo complementado por vídeos e notas sobre as obras.

  • Museu Oscar Niemeyer:
Reprodução

O Museu Oscar Niemeyer, projetado pelo mais reconhecido nome da arquitetura brasileira, em Curitiba, no Paraná. O MON conta com cerca de sete mil obras em seu acervo, todas ligadas de alguma forma à produção do arquiteto, e parte desta coleção, além do percurso pelo edifício, está disponível na visita digital. Nela é possível, ainda, relembrar algumas exposições temporárias que já passaram pelo museu.

  • Museu Nacional:
Reprodução

O caso do Museu Nacional do Rio de Janeiro é um exemplo de que a internet pode servir à memória de forma sensível e até mesmo nostálgica. Em uma ação promovida pela instituição em conjunto com o Google Arts & Culture, é possível visitar virtualmente o espaço do museu da forma como estava antes do incêndio que devastou o edifício e seu acervo em 2018. Com imagens feitas em 2016, a plataforma disponibiliza um tour guiado pelo ambiente e relembra coleções a partir de uma aproximação em algumas obras.

  • Museu Casa Portinari:
Repodução

Outro museu deste universo que disponibiliza uma visita virtual para seu público é o Museu Casa Portinari, que apresenta, no edifício que foi a residência do artista em Brodowski, São Paulo, um acervo ligado à vida e à obra do pintor, desde objetos pessoais, até pinturas murais em afresco.

  • MASP:
Reprodução: istock

Para encerrar, não poderíamos esquecer do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateabriand, o MASP. Um dos pontos mais visitados de capital paulista e um dos mais museus importantes do mundo. No MASP é possível encontrar obras de Cézanne, Delacroix, Modigliani, Renoir, Picasso e Tarsila do Amaral, entre tantos outros grandes artistas, além de artefatos de vários períodos da história mundial. Clique e curta o seu passeio  tour virtual do MASP

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *