Trilogia do Armário

Tempo de leitura: 3 minutos

Teatro, sexualidade e filosofia se mesclam na obra de Kauan Amora Nunes

Lançada pela Paco Editorial, a obra “Trilogia do Armário: Encenação teatral como prática de liberdade no processo de estilização da vida”, de Kauan Amora Nunes, aborda como o teatro e suas encenações representam uma forma de viver, enaltecendo a emancipação do indivíduo e sua autonomia quando está nos palcos. Tudo isso levantando uma reflexão teórica sobre o papel da arte no ato de se permitir e cuidar de si mesmo, utilizando conceitos advindos da filosofia para respaldar essa teoria.

“Sigo acompanhado dos pensamentos dos filósofos Nietzsche e Foucault para responder uma questão disparadora: é possível pensar os processos de encenação teatral de um artista homossexual como uma prática de liberdade comprometida com um processo de estilização da vida?”, questiona o autor. É com base nesses questionamentos que as encenações Ao Vosso Ventre (2012), Amem! (2013) e Santa Pocilga da Misericórdia (2014) são interpeladas com muito bom humor e requinte, em uma combinação de imagens e citações, além de contar com uma linguagem de fácil compreensão para quem é envolvido com as artes e também para quem é leigo no assunto.

Dessa forma, ao mergulhar no suprassumo da matéria prima artística, Amora Nunes rastreia os processos da encenação teatral, abordando a estética e a ética dentro da filosofia para, por fim, reconhecer essa prática como um ato de liberdade e, até mesmo, considerá-la um estilo de vida para quem a realiza. E mais: o autor traz consigo uma bagagem repleta de análises, observações e pesquisas no campo da dramaturgia para respaldar tudo o que é abordado em sua obra literária.

O livro tem sua origem na dissertação de mestrado defendida no programa de pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Pará (UFPA), reforçando o cunho científico de suas indagações trazendo contribuições para a sociedade e a cultura. A obra, inclusive, contribui para as pesquisas na área do teatro amazonense, criando um paralelo entre os estudos da sexualidade, a linguagem teatral e a filosofia.

“Minhas encenações dão conta de tornar a minha ‘saída do armário’ em um convite ao exercício de problematizar o próprio ato de se ‘esconder no armário’”, explica o autor, que tem a sua carreira pautada nos palcos, através do Curso Técnico de Formação de Atores e da licenciatura em Teatro. Ademais, Kauan Amora Nunes é pesquisador, possui mestrado em Artes e atualmente faz doutorado em História Social da Amazônia pela UFPA, o que só reforça sua propriedade para tratar do assunto, seja no âmbito teatral ou no campo científico.

O ato de sair ou esconder-se no armário, as dinâmicas das sexualidades, da dramaturgia, da filosofia e dos processos de aprofundamento do eu, além de todo contexto que o estudo conecta e expande está disponível pela Paco Editorial. A Paco é uma editora especializada na produção científica brasileira e tem em seu catálogo livros técnicos, científicos e profissionalizantes voltados para estudantes, professores, pesquisadores e profissionais dos mais variados segmentos, como é o caso da Trilogia do Armário e outros títulos importantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *