5 Razões para você fazer sua pós graduação, mestrado ou Doutorado
Artigos

5 Razões para você fazer sua pós graduação, mestrado ou Doutorado

Para muitas pessoas, fazer um curso superior é a realização de um sonho. Afinal de contas, com um diploma em mãos fica muito mais fácil conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho e construir uma carreira sólida na área em que se gosta de atuar.


A realidade atual, no entanto, é que cursar uma faculdade já não é mais suficiente para preencher uma vaga na maioria das empresas. Em um mundo cada vez mais exigente, competitivo e em constante mudança, quem já se formou precisa continuar se especializando se quiser garantir a conquista do melhor emprego.

Por esse motivo, o número de brasileiros que continuam os estudos após a conclusão do ensino superior não para de crescer. São pessoas que já se deram conta de que fazer uma pós-graduação, um mestrado ou um doutorado pode ser um grande diferencial para o currículo e trazer muitas vantagens para a sua vida profissional, além de ser uma excelente oportunidade de enriquecer e expandir os conhecimentos acerca da área escolhida.

A propósito, você sabe dizer quais são as diferenças entre estes três tipos de especialização?


Pós-graduação, mestrado e doutorado: qual a diferença?

Como o próprio nome sugere, uma pós-graduação abrange todos os estudos que uma pessoa realiza após obter o diploma de graduação. Sendo assim, podemos concluir que tanto o mestrado quanto o doutorado são tipos de pós-graduação.

Também é possível dizer que ambos guardam muitas semelhanças entre si, como o fato de serem cursos bastante teóricos e que permitem que a pessoa exerça sua carreira no âmbito acadêmico ou profissional, voltados à formação de professores e pesquisadores – cursos conhecidos como stricto sensu.

A principal diferença prática entre estes dois tipos de especialização é que o doutorado é mais aprofundado do que o mestrado, tanto que a maioria das pesquisas de doutorado exige que o profissional já possua um título de mestre. Da mesma forma, podemos considerar que o mestrado é uma espécie de preparação para o passo seguinte, ou seja, o doutorado.

Outra diferença importante entre os dois é que um aluno de mestrado não precisa, necessariamente, defender uma tese baseada em um tema inédito. No doutorado, por sua vez, esta é uma obrigação para todos os profissionais que optam por seguir este caminho.

Quem deseja fazer uma pós-graduação tem ainda outra opção: o MBA – Master in Business & Administration, ou Mestrado em Administração de Empresas, em tradução para o português. Nesta modalidade, muito mais voltada à prática do que o mestrado e o doutorado, o foco é o mercado de trabalho e o mundo corporativo – este curso está incluído na categoria conhecida como lato sensu.

Agora que você sabe a diferença entre os tipos de especialização, finalmente chegou o momento de apresentar 5 razões para você fazer sua pós graduação, mestrado ou doutorado. Por isso, continue lendo e entenda porque este pode ser o melhor passo que você vai dar na sua vida profissional e também na vida pessoal. Vamos lá?


1. Se tornar um verdadeiro especialista

Quando uma pessoa faz um curso superior, ela se depara com uma série de matérias que, embora sejam complementares, podem levá-la a caminhos diferentes. Muitos cursos, inclusive, são tão abrangentes que permitem que os profissionais formados sigam direções completamente opostas.

É por isso que uma das principais razões que levam uma pessoa a continuar os estudos após a graduação é a vontade de se especializar em determinado tema. Normalmente, o profissional formado seleciona uma área que lhe despertou interesse durante a graduação e faz disso o trampolim para dar este salto tão importante para a sua carreira.

Em suma, podemos dizer que optar pela pós-graduação é o mesmo que escolher se aprofundar em uma matéria. Durante este período, o profissional irá aprender muito mais do que já viu na faculdade, analisar diversas questões referentes ao tema com o qual está trabalhando e, desse modo, ampliar consideravelmente a sua bagagem de conhecimento.

Como resultado, ele irá se tornar um verdadeiro especialista no assunto e uma referência para outros profissionais e estudantes da área. Mais do que isso, um título de mestre ou doutor, por exemplo, é o atestado de que este profissional tem autoridade para falar sobre o assunto e para contribuir com ideias novas e relevantes.

Também é importante lembrar que, quanto maior o conhecimento que um profissional tem sobre determinado assunto, maiores são as suas chances de ingressar em uma empresa por meio de um processo seletivo. Ou seja, ele se torna apto a realizar as provas que normalmente demandam mais do candidato.

Embora a maioria das pessoas escolha um curso de pós-graduação com base em alguma matéria que já viu durante a graduação, também existe a possibilidade de fazer uma especialização em outra área. Isso dá ao profissional formado a chance de mudar o rumo da sua carreira e descobrir novas oportunidades.


2. Destacar-se no meio de outros profissionais

Todo processo de seleção para uma vaga de emprego envolve a análise do currículo e das competências dos candidatos. É neste momento que muitos profissionais analisam a si mesmos e se questionam se são aptos para ocupar o cargo em questão e construir uma carreira sólida dentro da empresa.

Quando não consegue a colocação desejada, é comum que o candidato se faça as seguintes perguntas: o que os outros têm que eu não tenho? Por que o currículo de fulano é melhor do que o meu a ponto de ele ocupar a vaga de emprego e eu não?

A resposta para estas questões é simples: é muito provável que o candidato selecionado tenha algum ou alguns diferenciais no seu currículo que foram decisivos para que o recrutador o escolhesse. E é claro que isso inclui uma especialização – seja pós-graduação, mestrado ou doutorado – na área de atuação da empresa, um detalhe que certamente chama muito mais atenção do que apenas a graduação.

A partir dessa ideia, fica fácil compreender porque você deve se especializar na profissão que escolheu seguir. Isso fará com que você se destaque no meio de outros profissionais e, consequentemente, tenha maiores chances de conquistar uma vaga em um processo seletivo.

Aliás, mesmo quando ficar desempregado por algum motivo, a probabilidade de conseguir outro emprego rapidamente é muito maior para quem tem uma especialização no currículo. Sem dúvida, é uma vantagem que faz toda a diferença em um mundo no qual é praticamente impossível viver sem um serviço fixo.

Outra consequência direta de fazer uma pós-graduação, mestrado ou doutorado é a maior possibilidade de alcançar a tão sonhada estabilidade financeira. Afinal, com um currículo de destaque e a possibilidade de ocupar cargos cada vez mais altos dentro de uma empresa, o profissional passa a receber salários proporcionalmente maiores.

Apenas a título de exemplo, a 54ª edição da Pesquisa Salarial, realizada em 2018 pela Catho Educação, mostrou que o salário dos profissionais que possuem uma pós-graduação em seu currículo pode ser até 50% maior do que o daqueles que só têm o curso superior. Ou seja, cargos mais altos são compatíveis com uma maior bagagem profissional.


3. Ampliar o networking

No mercado de trabalho, seja qual for a área de atuação, uma das coisas fundamentais para qualquer profissional é a sua lista de contatos. É por isso que uma das razões para você fazer sua pós-graduação, mestrado ou doutorado é a possibilidade de ampliar o seu networking, isto é, a rede de profissionais com os quais você irá se relacionar ao longo da vida.

Não é exagero dizer que, durante a especialização, uma pessoa conhece os seus principais contatos profissionais, sejam eles professores, pesquisadores ou alunos das mais variadas origens. É uma oportunidade de ouro para quem quer estar perto de grandes nomes da área em que se está especializando.

Aliás, este contato pode ser decisivo para a sua carreira. É na sala de aula da pós-graduação, junto a profissionais bem-sucedidos e com uma incrível bagagem de conhecimento, que você viverá uma intensa troca de experiências e aprendizados que, com certeza, será muito benéfica para o desenvolvimento da sua pesquisa e também para a sua vida profissional.

Além disso, muitas pessoas com as quais um aluno de pós-graduação entra em contato durante o curso podem ser a chave para a conquista de uma vaga de emprego no futuro ou a criação de parcerias de sucesso em trabalhos e pesquisas. Seja por meio de indicações ou convites, o fato é que estes profissionais podem te surpreender em algum momento da sua carreira.

Você também poderá criar relacionamentos com outros profissionais que trabalham em áreas distintas da sua. Este é um modo bastante interessante de desenvolver habilidades interpessoais e novas perspectivas sobre o mundo que o cerca e o próprio mercado de trabalho. Mais do que isso, é a oportunidade de unir diferentes pesquisas acadêmicas em prol de uma causa maior e de sair da zona de conforto.


4. Possibilidade de entrar para a área acadêmica

Como foi dito anteriormente, o mestrado e o doutorado são duas modalidades de pós-graduação voltadas especialmente para quem deseja entrar para a área acadêmica. Além da possibilidade de se tornar um professor de universidade ou faculdade, quem tem diploma de mestre ou doutor também pode atuar em institutos de pesquisa no desenvolvimento de estudos acadêmico-científicos.

A maioria das instituições de ensino superior exige que o profissional tenha, pelo menos, o título de mestre para que esteja apto a dar aulas nos cursos de graduação. Outro detalhe muito importante para quem pretende construir uma carreira acadêmica é o gosto pela pesquisa e pela leitura, atividades diretamente ligadas a esta área.

A boa notícia é que muitos alunos de mestrado conseguem uma vaga de professor enquanto ainda estão se especializando. Por isso, se você sonha em ser professor de uma universidade ou trabalhar diretamente com pesquisas em determinado tema, esta é mais uma razão para você se especializar e fazer um mestrado ou doutorado, excelentes oportunidades para alavancar a sua carreira.


5. Atualizar conhecimentos e desenvolver um pensamento crítico

Até agora, apresentamos a você quatro razões para começar a sua pós-graduação, mestrado ou doutorado. Se você reparar bem, todas elas estão diretamente relacionadas à construção de uma carreira sólida e ao desenvolvimento de habilidades profissionais que farão toda a diferença no mercado de trabalho.

Ainda nesse sentido, fazer um curso de especialização é uma excelente maneira de um profissional atualizar os conhecimentos que possui sobre a área em que atua, principalmente se ele concluiu a graduação há muito tempo. Mesmo para quem acabou de se formar, porém, é fundamental manter-se atento às novidades que surgem a cada momento em todos os setores do mercado.

A propósito, esta também é uma maneira de se destacar em relação a outros profissionais, já que muitos deles atuam no mercado de trabalho sem saber exatamente o que está acontecendo na sua área de atuação ao redor do mundo.

Entretanto, engana-se quem pensa que uma especialização pode trazer benefícios somente à vida profissional. Para finalizar este artigo, a última razão para você fazer uma pós-graduação, um mestrado ou um doutorado é que este passo terá impactos diretos sobre a sua vida pessoal e o modo como você enxerga o mundo, as pessoas ao seu redor e, principalmente, a sua profissão.

Seja qual for a sua área de atuação, uma especialização irá mudar completamente a sua compreensão da realidade e te dará as ferramentas e o conhecimento necessários para trabalhar de forma madura, consciente e transformadora. Além do mais, fazer uma pós-graduação é uma forma de desenvolver o pensamento crítico e exercitar a criatividade e o trabalho em equipe.

No caso do mestrado ou doutorado, o profissional ainda é estimulado a fazer análises críticas, elaborar hipóteses de estudo, realizar testes, coletar e analisar dados e escrever relatórios acadêmicos. Especialmente para os mestrandos, a especialização é fundamental para desenvolver a didática e a comunicação necessárias para dar aulas.

Também é durante a pós-graduação que o profissional tem a chance de estudar em outro país. Sem dúvida, é uma experiência única e construtiva que contribuirá não apenas para o aperfeiçoamento de novos idiomas, mas ainda mais para o desenvolvimento de uma nova visão sobre pessoas, culturas, modos de vida e soluções para o mundo em que vivemos.

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *