Chamada Aberta para Envio de Capítulo: Coleção Teorias e Práticas da Pedagogia Social

 

Tema: Formação docência ampliada – O desafio do exercício de ser-estar docente na contemporaneidade.

Resumo da proposta:

O tema sugerido para a chamada de publicação de capítulo, em livro da coleção Teorias e Práticas da Pedagogia Social, tem como objetivo entender as diversas formas de ser-estar docente ante dos desafios contemporâneos impostos pela sociedade brasileira. Neste sentido, a formação docente, inicial e continuada, deve ser entendida para além de sua estrutura básica, composta por fundamentos e teorias educacionais, e deve preparar os futuros educadores para as diversas realidades, dentro e fora do ambiente escolar. O exercício da docência deve acontecer em todas as instituições existentes na sociedade e os fundamentos da educação devem ser aplicados, reorganizados e refletidos em todas relações sociais que exigem os processos de ensino-aprendizagem como princípio da constituição de vínculos de cidadania e de promoção de direitos humanos.

Para este livro, podem ser submetidos para análise textos de pesquisadores sobre as diversas ações concretas existentes nos cursos de formação docente que atendam as demandas da sociedade contemporânea e não são contemplados pelos currículos regulares; de professores compartilhando seus relatos de experiência que demonstrem a aplicação dos fundamentos de sua formação docente, inicial e continuada, em suas práticas cotidianas em sala de aula; e, de educadores sociais e populares que partilhem suas práticas, teorias e resultados de suas ações, nos diversos ambientes não escolares e que, também, se relacionam com os fundamentos da formação docente exercidas nas instituições sociais contemporâneas. O desejo é que todo esse material nos conduza a caracterizar uma formação docência entendida de forma ampliada, uma vez que se apresenta como possibilidade de ser exercida, minimamente, em todos os espaços sócio educacionais no Brasil do Século XXI.

Áreas de pesquisa relacionadas ao tema proposto:  

– Formação docente

– Sociedade contemporânea

– Educação docente

– Desafios contemporâneos na/da Educação

– Diretrizes Curriculares Nacionais

– Educação formal/ Educação não-formal

– Fundamentos da Educação

– Cidadania/Direitos humanos

– Educadores sociais e populares

– Instituições sociais

Organizadores:

Prof. Dr. Arthur Vianna Ferreira

Prof. Me. Marcio Bernardino Sirino

Prof. Ma. Patricia Flavia Mota

Prazo para Submissão de Artigos: 20/04/2019

Enviar a proposta para o e-mail livros@pacoeditorial.com.br, em arquivo de Word ou PDF, com no máximo 15 páginas, em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento de 1,5, margens de 2,5cm de cada lado, e normalizado, preferencialmente, de acordo com as normas da ABNT. No corpo do e-mail conter a área temática do trabalho, nome completo do autor e telefones para contato.

Considerando o trabalho de edição completo da obra, bem como sua impressão e distribuição, para publicação de capítulo em livro, conforme características já explicitadas acima, o autor fará um investimento único de R$ 600,00 (Seiscentos Reais), que poderá ser dividido em até 2X (Ent. + 30 dias). Pelo investimento, além da importância da publicação em si, o autor receberá 5 exemplares do livro. A publicação terá também versão digital (com ISBN diferente), que conta com uma nova publicação na produção acadêmica.