Por que publicar um livro acadêmico?

Tempo de leitura: 2 minutos

Quando você deseja publicar um livro, existem dois caminhos diferentes pela frente: a contratação de uma editora que presta serviços editoriais ou a submissão dos originais a uma editora comercial. As editoras comerciais vão analisar se possuem interesse em apadrinhar a sua obra, e assim que o fazem, dominam e bancam todo o processo de edição. Por conta disso, deixam o autor da obra um tanto quanto alheio a todo o processo.

Já a editora prestadora de serviços transforma sua tese, obra coletiva de grupo de estudos, dissertações, técnicos e/ou profissionais em livro. Para quem atua no meio acadêmico, é algo de grande importância, pois a publicação de livros, capítulos, artigos, dentre outras atividades, são pontuadas pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e tal pontuação reflete diretamente em vários níveis da evolução de uma carreira acadêmica.

Além disso, publicar livros acadêmicos ajuda a ampliar a visibilidade e atestar a credibilidade de um pesquisador ou professor. Por exemplo, se você é professor de estatística de uma turma universitária e escreveu um manual para facilitar suas aulas ou se você escreveu uma tese que pode servir de referência para muitos pesquisadores, publicar esses materiais em livro o ajudará a disseminar o seu conhecimento, divulgar o seu trabalho e ter importância perante seus alunos e pares.

Tanto na editora comercial como na editora prestadora de serviço, a edição de qualidade deve ser sempre o principal ponto a ser considerado. É importante que o público tenha em mãos um livro de qualidade. A preparação e revisão do texto são pontos fundamentais no processo de edição. O profissional fará a leitura do livro a fim de sugerir alterações e correções, seguindo as normas e padrões vigentes. E você, autor, poderá conferir todas as correções sugeridas.

Para um livro acadêmico, também é fundamental que o livro tenha ISBN, Ficha Catalográfica, DOI para versão digital. É também importante que a editora que publicará o seu livro tenha um conselho editorial formado por doutores que possam atestar a qualidade e relevância da obra antes de ser publicada.

Deseja publicar um livro que possua ficha catalográfica, ISBN e que atenda a todos os requisitos da Qualis/CAPES? Clique aqui e conheça os nossos serviços de publicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *