Chamada aberta para envio de capítulos – Série Estudos Reunidos

Tempo de leitura: 3 minutos

Tema: Paulo Freire: perspectivas das ideias freirianas no ensino-aprendizagem de línguas.

Resumo da proposta

Prestes a completar um centenário do nascimento de Paulo Reglus Neves Freire (Recife, 19 de setembro de 1921 – São Paulo, 2 de maio de 1997), esta obra coletiva pretende discutir a presença das ideias freirianas no contexto da educação atual, sobretudo no processo de ensino-aprendizagem de línguas.

Pensador brasileiro notável, Paulo Freire é uma das principais referências da educação brasileira, possui vários títulos Doutor Honoris Causa que recebeu de importantes faculdades nacionais e internacionais. Patrono da Educação Brasileira, sua filosofia educacional mudou profundamente o modo de compreender a educação. Seu trabalho é tão respeitado, ao ponto de ser considerado “Patrimônio Documental da Humanidade” pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).  Um livro inaugural e fulcral de Freire para os cursos de línguas, sem dúvida, é “A importância do ato de ler em três artigos que completam”, lançado em 1982. Depois desse trabalho, houve em todas as Instituições de Ensino Superior formadoras de novos professores de línguas uma revisão no modo de trabalhar com produção e recepção de discursos, de textos.

Devido tamanho reconhecimento e importância de Paulo Freire, faz-se necessário promover discussões a respeito do seu legado para educação atual. Dessa maneira, o propósito desta obra é refletir a presença das ideias freirianas em importantes e desafiadoras temáticas relacionadas ao ensino-aprendizagem de línguas, em todos os níveis, tendo como referencial os pressupostos teóricos do educador Paulo Freire. Isso não exclui possíveis diálogos teóricos.

A presente obra busca reunir trabalhos teóricos e práticos, especialmente, com outros estudiosos da língua(gem), sobre diferentes perspectivas do ensino-aprendizagem de línguas, linguística e literatura tendo as ideias freirianas como propulsoras.

Áreas de pesquisa relacionadas ao tema proposto

  • Políticas Públicas
  • História da Educação
  • Educação de qualidade
  • Direito constitucional
  • Processos de ensino e aprendizagem de língua(s)
  • Trabalho Docente
  • Educação Básica
  • Educação Especial
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação Superior
  • Formação inicial e continuada de professores
  • Relação teoria e prática

Organizadores

Prof. Dr. Sinval Martins de Sousa Filho (Lattes)

Prof. M.ª. Sirleide de Almeida Lima (Lattes)

Prazo para Chamadas Abertas: 20/08/2019 (Chamada Encerrada) 

Prazo para Resultado de Avaliação: 27/09/2019 (resultado informado por e-mail)

Enviar a proposta para o e-mail livros@pacoeditorial.com.br, em arquivo de Word ou PDF, com no máximo 15 páginas, em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento de 1,5, margens de 2,5cm de cada lado, e normalizado, preferencialmente, de acordo com as normas da ABNT. No corpo do e-mail conter a área temática do trabalho, nome completo do autor e telefones para contato.

Considerando o trabalho de edição completo da obra, bem como sua impressão e distribuição, para publicação de capítulo em livro, conforme características já explicitadas acima, o autor fará um investimento único de R$ 600,00 (Seiscentos Reais), que poderá ser dividido em até 2X (Ent. + 30 dias). Pelo investimento, além da importância da publicação em si, o autor receberá 5 exemplares do livro. A publicação terá também versão digital (com ISBN diferente), que conta com uma nova publicação na produção acadêmica.

Perguntas frequentes sobre publicação de capítulos