Chamada para capítulo em livro sobre Os intelectuais e a realidade brasileira

Tema: Os intelectuais e a realidade brasileira. (título provisório)

Resumo da proposta:

O termo intelectual, nesta concepção adotada, surgiu no final do século XIX, a partir das intervenções do romancista Émile Zola, com uma carta aberta, “Eu acuso”, dirigida ao presidente francês, Félix Farue, publicada em 13 de janeiro de 1898, no jornal literário L’Aurore, iniciando um debate na sociedade francesa em defesa da inocência do capitão Alfred Dreyfus, acusado injustamente de alta traição à Pátria.

No Brasil, em razão de sua evolução histórica, tivemos uma série de intelectuais que produziram reflexões críticas sobre a realidade brasileira, perscrutando os fatores existentes na sociedade e que, consequentemente, provocaram desigualdades econômicas, injustiças sociais, exclusão de participação política, negação de cidadania, disparidades escolares, preconceitos étnico-raciais e de gênero.

Desse modo, são relevantes as atuações de intelectuais orgânicos, que longe das produções acadêmicas, na condição de membros da sociedade civil -movimentos sociais, Igreja, Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), sindicato e de outras organizações sociais – engendraram uma perspectiva de mudança social em prol dos setores sociais desfavorecidos e que receberam, pela importância de suas trajetórias, pesquisas de suas histórias de vida e de suas atividades.

Todavia, reconhece-se as contribuições de investigações, sob a análise crítica, de trabalhos interpretativos de obras e escritores representativos do pensamento de conservador.

Áreas de pesquisa relacionadas ao tema proposto:  

A proposta dessa coletânea objetiva reunir propostas que tenham como objeto de estudo a análise de obras de intelectuais, nas diversas áreas das Ciências Humanas, a saber, História, Sociologia, Antropologia, Educação, Serviço Social, Direito, Literatura, Filosofia e Economia.

Organizador: Dr. Jomar Ricardo da Silva – Professor da Universidade Estadual da Paraíba

Prazo para Submissão de Artigos: 04/06/2018 (Encerrada no dia 31/07/2018)

Enviar o texto do capítulo para o e-mail livros@pacoeditorial.com.br, em arquivo de Word, com no máximo 15 páginas, em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento de 1,5, margens de 2,5cm de cada lado, e normalizado, preferencialmente, de acordo com as normas da ABNT. No corpo do e-mail conter a área temática do trabalho, nome completo do autor e telefones para contato.

Considerando o trabalho de edição completo da obra, bem como sua impressão e distribuição, para publicação de capítulo em livro, conforme características já explicitadas acima, o autor fará um investimento único de R$ 600,00 (Seiscentos Reais), que poderá ser dividido em até 2X (Ent. + 30 dias). Pelo investimento, além da importância da publicação em si, o autor receberá 5 exemplares do livro. A publicação terá também versão digital (com ISBN diferente), que conta com uma nova publicação na produção acadêmica.