fbpx
O Hábito da Leitura Acadêmica em sua Carreira Profissional
Artigos

O Hábito da Leitura Acadêmica em sua Carreira Profissional

Ler é um hábito indispensável ao ser humano. Não à toa, é uma conquista enorme para a criança aprender a decifrar as palavras. Provavelmente, depois de começar a andar e a falar, é a mais importante evolução. Afinal, é uma prática que levará para o resto da vida e o futuro de qualquer cidadão depende da leitura.

Ninguém se forma sem ler um livro, ninguém evolui profissionalmente sem manter-se atualizado a partir da leitura de manuais e outras obras. E, claro, não é possível ter um conhecimento correto do que se passa pelo mundo, em qualquer segmento, sem acompanhar as notícias de um site, jornal, revista etc., ou seja, ler é uma das funções básicas para que o ser humano evolua e se mantenha ativo, aumentando seu conhecimento e inteligência.

Neste texto, falaremos um pouco mais sobre um recorte específico: o hábito da leitura acadêmica na carreira profissional. De que forma isso impacta no crescimento? Como isso faz com que um especialista, de qualquer área, se mantenha atualizado e ligado às boas práticas de sua função?

Conhecimento amplo sobre a área de atuação

Quando um profissional se forma, aprendeu, no Ensino Superior, uma série de fatos, métodos e detalhes sobre a função que irá exercer em sua carreira. Isso, obviamente, em conjunto com os estágios e as experiências práticas.

Mas o fato é: o mundo é muito dinâmico, cada vez mais, com o avanço tecnológico e as mudanças constantes nas formas de atuação de diversas áreas.

Por isso, é impossível que um profissional receba as mesmas exigências por anos e anos. As coisas vão mudando, os estudos são feitos para tornar a comunicação mais eficiente, os processos mais rápidos e eficazes etc.

E como um trabalhador, formado há alguns anos, consegue manter-se atualizado, realizando as mesmas práticas que profissionais mais novos da área, que já receberam outros estímulos em seus cursos superiores? A resposta está, novamente, na leitura.

É necessário que o indivíduo se atualize por meios dos livros acadêmicos, das obras técnicas recentes, que mostram novos olhares e visões sobre uma infinidade de temas relacionados à zona de atuação dele.

E a grande vantagem é: um profissional que se mantém atualizado a partir de livros acadêmicos, consegue unir a modernidade de seu conhecimento com a experiência prática adquirida com o passar do tempo de trabalho. Logo, se torna melhor a cada dia.

Mas, para isso ser concretizado, ele também precisa de atualização processual e técnica. Só a experiência, com pouca sabedoria sobre práticas modernas e novas tendências, faz com que, em vez de experiente e qualificado, se torne previsível e obsoleto.

Fica bastante claro, portanto, a importância da manutenção da leitura acadêmica ao longo da carreira profissional, e não apenas para tirar as notas necessárias no curso superior.

Ser proativo e não depender de ninguém para querer evoluir

No cenário das empresas atuais, não há mais espaço para aquele profissional que fica parado à espera de ordens de um chefe para fazê-las e, ao fim do expediente, voltar para casa e terminar o dia.

Hoje, o cenário é de criatividade, de conhecimento e conversas que levem a evoluções para o negócio e para os profissionais em si.

Sendo assim, a leitura ocupa papel central. Afinal, acompanhar o avanço das práticas, manter-se atualizado por meio de estudos e de obras recentes é essencial para que se crie uma linha de pensamento clara sobre a área de atuação.

Sabendo qual é a dinâmica atual da função exercida, o profissional está apto a pensar em ideias, compartilhá-las com os companheiros e gestores da empresa, sempre com uma visão mais sistêmica e atualizada.

Logo, é fácil de imaginar que, estando sintonizado com as práticas mais modernas, as soluções pensadas serão melhores, o que aumenta a credibilidade do sujeito e, consequentemente, melhora sua posição na empresa.

Isso é uma ótima pedida, por exemplo, para novos integrantes da equipe, que mostram seu valor rapidamente. Fica clara a importância de seguir estudando sua área de atuação sempre. Livros são fundamentais para que o profissional seja melhor a cada dia.

Nos dias atuais, com a acelerada dinâmica do mundo, não se pode parar e acreditar que, por ter emprego, uma pessoa está segura e realizada. Expandir a mente e o conhecimento com obras atuais é uma pedida indispensável.

Argumentação melhor

O hábito da leitura, por si só, melhora também outras áreas de nossa cognição. Afinal, somos constantemente expostos a vocabulários mais densos, mantemos um ótimo número de palavras em nossa cabeça e, tudo isso junto, faz com que evolua também a capacidade de argumentação em reuniões e apresentações.

Isso porque fica mais fácil para os profissionais terem frases para colocarem em um PowerPoint, por exemplo. Ou ainda, a argumentação é muito mais fluída quando se tem o conhecimento na ponta da língua.

Travar em meio às explicações é um sinal de desconfiança para o público: como confiar em alguém que parece não saber do que está falando?

A leitura permite que os indivíduos desenvolvam, portanto, suas capacidades de fala também. Sem falar, obviamente, que os conteúdos absorvidos aumentam a possibilidade de responder perguntas dos demais.

Ou seja, a leitura técnica e acadêmica faz com que os profissionais estejam mais prontos para questionamentos em reuniões e apresentações, além de melhorar também a oratória, o que faz total diferença para o sucesso de uma ideia.

Manutenção do vocabulário em dia e melhor entendimento

As obras acadêmicas também são responsáveis, muitas vezes, por lançar novos termos e conceitos para determinada área de atuação. Se um especialista altamente prestigiado do meio em questão escreve um livro, no qual apresenta um novo paradigma, provavelmente as expressões utilizadas serão inseridas naturalmente pelo ecossistema daquela profissão.

E, por isso, manter-se atualizado com as leituras acadêmicas, em qualquer estágio da carreira, é essencial para estar por dentro dos procedimentos. Não há espaço para nenhum profissional que chegue em uma reunião e não saiba os significados das palavras usadas.

Isso conecta-se com o que foi citado no tópico anterior: ao mesmo tempo em que a leitura permite uma argumentação melhor na hora de falar e apresentar ideias próprias, também é indispensável para entender o que os outros estão querendo passar.

A partir disso, pode-se concordar ou não. O que não pode ocorrer é simplesmente não entender o que foi passado por falta de atualização e leitura de uma obra importante do meio.

Possibilidade de formar melhores profissionais no futuro

São muitas as linhas que podemos seguir para falar sobre a relevância de manter o hábito das leituras acadêmicas ao longo da carreira. Já citamos algumas relacionadas ao conhecimento que o próprio leitor consegue adquirir. Mas há também a possibilidade de esta sabedoria inspirar outros.

Por exemplo, professores universitários. É de fundamental importância que esta classe esteja sempre atenta às leituras acadêmicas. Por vezes, o que vemos são profissionais acomodados nas salas de aula, mantendo os temas ano após ano.

Com o acompanhamento das tendências e as novas leituras, qualquer um pode manter uma dinâmica nas aulas. O aluno deste ano não pode receber os mesmos estímulos daquele de 2010, porque o mundo é dinâmico e muita coisa mudou.

Ou seja, a leitura permite que também os professores se mantenham ativos para passar novos conhecimentos e, a partir disso, é uma geração inteira de profissionais que será formada de maneira moderna e atual, melhorando todo o ecossistema daquela profissão.

Além, é claro, de o próprio professor dar o exemplo de que a leitura é indispensável por toda a vida de qualquer pessoa.

Isso valoriza também a ciência, permite que todos entendam a importância de produzir conhecimento baseado em fatos e estudos. Se um aluno não é estimulado a ler, lá atrás, ele não considerará fundamental lançar novos conceitos lá na frente.

Ou seja, a longo prazo é péssimo para a produção de conhecimento a falta de leitura na base, nos colégios e cursos superiores.

Estes são alguns dos fatores que fazem com que a leitura acadêmica seja fundamental do começo ao fim da carreira de qualquer profissional. E essa é uma tendência cada vez mais clara, com o avanço da tecnologia e a globalização, que fazem com que o mundo mude muito rápido em todas as áreas.

Por isso, é essencial que todos estejam atentos às novas obras, adicionando novas práticas constantemente ao trabalho. Desde os estagiários, no começo da caminhada, até os diretores e professores universitários, todos precisam estar a par das mudanças.

Se isso não acontece, qualquer negócio, empresa ou aula perde sua credibilidade e tem queda na eficiência, trazendo consequências negativas para o segmento em questão.

Quer conhecer mais sobre livros acadêmicos e dar isso a uma nova rotina de leitura e aprimoramento técnico, além de incentivo ao conhecimento e à produção de conceitos e ideias? Conheça as obras de nossa editora.

Temos como missão difundir a ciência, que a longo prazo leva a um país mais inteligente e preparado para as demandas do mundo.

Buscamos atingir desde alunos até professores de pós-graduação, passando por todos os profissionais que queiram conhecer mais sobre sua área. Não perca tempo e saiba mais sobre nosso catálogo.

Acesse nosso site:

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *