Chamada Aberta para Envio de Capítulo – Coleção Educação

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

 

Tema: Metodologias ativas para o ensino superior: práticas pedagógicas

Resumo da proposta:

O tema sugerido para a chamada de publicação de capítulo, em livro da coleção Educação, busca estudos que abordem as Metodologias Ativas como novas possibilidades de ensino na Educação universitária. As mudanças ocasionadas pela evolução da Tecnologia de Informação e Comunicação – as TIC – na sociedade contemporânea atualizam, em todas as esferas sociais, as formas de pensar e de agir. No âmbito educacional, exigem-se mudanças no processo de ensino-aprendizagem, principalmente nas universidades. O ensino universitário que preconizava uma visão tradicionalista do modo de aprender e ensinar baseado na transmissão de conhecimento, enquanto o aluno figurava como mero agente passivo; neste novo contexto, tornou-se incongruente. Ao buscar mudanças, estudiosos focam numa abordagem pedagógica centrada no aluno, com ênfase na transdisciplinaridade, implicando em novas práticas interacionistas com a utilização dos recursos das TIC numa formulação de ensino híbrido, tais como: Sala de Aula Invertida, Aprendizagem Baseada em Problematização (ABP), Múltiplas Representações, Rotação por Estações, entre outras Metodologias Ativas que colocam o aluno como sujeito ativo no processo de aprendizagem. Nesse sentido, repensar as práticas pedagógicas significa formar novos atores no processo, críticos e reflexivos.

Para esta obra coletiva, podem ser submetidos para análise práticas de ensino-aprendizagem, relatos de experiências de sala de aula e/ou propostas metodológicas aplicadas ao contexto universitário que preconizem as Metodologias Ativas como novas possibilidades de ensino.

Áreas de pesquisa relacionadas ao tema proposto:  

– Educação

– Ensino-aprendizagem

– Métodos e Técnicas de Ensino

– Formação docente

– Educação docente

– Desafios contemporâneos na/da Educação

– Ensino Superior

Organizadores:

Silvana Rodrigues Quintilhano (Lattes)

Prazo para Submissão de Artigos: 20/04/2019 (Chamadas encerradas)

Prazo para Resultado de Avaliação: 05/06/2019 (resultado informado por e-mail)  

Enviar a proposta para o e-mail livros@pacoeditorial.com.br, em arquivo de Word ou PDF, com no máximo 15 páginas, em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento de 1,5, margens de 2,5cm de cada lado, e normalizado, preferencialmente, de acordo com as normas da ABNT. No corpo do e-mail conter a área temática do trabalho, nome completo do autor e telefones para contato.

Considerando o trabalho de edição completo da obra, bem como sua impressão e distribuição, para publicação de capítulo em livro, conforme características já explicitadas acima, o autor fará um investimento único de R$ 600,00 (Seiscentos Reais), que poderá ser dividido em até 2X (Ent. + 30 dias). Pelo investimento, além da importância da publicação em si, o autor receberá 5 exemplares do livro. A publicação terá também versão digital (com ISBN diferente), que conta com uma nova publicação na produção acadêmica.

Perguntas frequentes sobre publicação de capítulos