Livro Digital ou Livro Impresso? Saiba as principais diferenças e vantagens de cada formato.

Tempo de leitura: 4 minutos

A leitura de livros digitais, ebooks, tem crescido cada vez mais no Brasil e no mundo e com isso tem surgido muitas dúvidas a respeito desse formato. Neste artigo você irá conhecer as principais diferenças e vantagens do livro impresso e do livro digital.

  • Manuseio do livro e conforto na leitura

Para um bom amante de livros, este item com certeza faz toda a diferença.

Os livros impressos nós podemos pegar nas mãos, sentir a textura das suas páginas ao folheá-las, cheirar o livro e guardá-lo lindamente em uma estante. Argumentos indiscutíveis, afinal no livro digital, não existe nada disso. Porém, você já parou para pensar no seu conforto na hora leitura?

Muitos livros possuem um número grande de páginas, o que torna o exemplar maior e mais pesado e no livro impresso, este fato muitas vezes acaba impossibilitando a sua leitura por longos períodos ou em qualquer ambiente.

Já a leitura do livro digital, principalmente quando é feita em um e-reader, dispositivo próprio para a leitura, como o Kindle, Kobo ou Lev é equiparada à leitura em papel, afinal a tela destes dispositivos foram feitas pensando no seu conforto e também nos seus olhos e simulam perfeitamente a leitura feita em um livro impresso.  Os leitores digitais costumam pesar algo em torno de 130g a 300g, enquanto os livros impressos podem chegar até a ultrapassar 3kg dependendo da edição.  

A mesma vantagem se dá quando se opta por fazer a leitura em tablets ou smartphones, que também pesam pouquíssimas gramas.  

  • Mobilidade

Há quem não saia de casa sem um livro na bolsa, afinal nunca se sabe quando surgirá uma pausa para leitura, não é mesmo?

Se optarmos pelo livro impresso, sem dúvidas nenhuma, o seu peso e tamanho será levado em consideração no momento da escolha.  

Já com o livro digital não existe este empecilho, pois dentro do seu e-reader, smartphone ou tablet caberá milhares de livros dos mais variados números de páginas, possibilitando até mesmo que você possa começar uma nova leitura, imediatamente após finalizar a leitura anterior.

  • Acessibilidade

Você pode ler o livro digital a qualquer hora do dia e em qualquer local, tendo acesso rapidamente ao arquivo em seu leitor digital, celular ou tablet. Além disso os ebooks que são produzidos em sua maioria no formato epub, são arquivos fluidos e totalmente flexíveis, sendo possível ajustar o tamanho de fonte e o padrão de tela de leitura conforme o seu gosto e necessidade.  

  • Ato da compra

Entrar em uma livraria e se ver no meio daquele mundo de livros é um prazer indescritível. Para um leitor, pegar os exemplares na mão, admirar as suas capas e ler os seus textos de capa e orelha é algo muito prazeroso e que faz toda a diferença no momento da decisão de compra. Mas não podemos negar a facilidade que os livros digitais nos proporcionam, afinal ao comprar um ebook ele ficará disponível imediatamente para a leitura em seu dispositivo, não sendo necessário esperar para começar a sua leitura.

  • Preço   

O preço dos livros digitais, costumam ser mais em conta. Porém como os livros impressos frequentemente entram em promoção nas principais redes de livraria, nem sempre essa diferença de valor será muito relevante.

Principalmente para os livros de ficção, uma vantagem do digital são os serviços de ‘streamings’ de livros como o Kindle Unlimited da Amazon. O sistema permite que você pague um valor fixo por mês e tenha acesso a milhares de livros, a qualquer momento.

  • Anotações e marcações de texto

Esta é uma dúvida muito comum entre os leitores. É possível fazer anotações e marcações de texto no livro digital? A resposta é: SIM

Os ebooks possuem um recurso que permite que você faça anotações e marcações normalmente, inclusive você pode compartilhá-las em suas redes sociais após a leitura.

  • Autógrafos

No livro digital não terá como você pegar um autógrafo ou ter uma dedicatória especial do autor da obra, está é uma exclusividade dos livros impressos.

Conhecendo as principais diferenças e vantagens de cada formato, indico que você faça uso dos dois, variando de acordo com a sua necessidade e situação desejada. Ao contrário do que alguns dizem o livro digital não veio para acabar com o livro impresso e sim para complementá-lo e ajudar as pessoas a terem um maior acesso à leitura em todos os momentos.

O livro impresso sempre terá características únicas e insubstituíveis e um lugar fixo no coração de todos os leitores.

Ressaltamos também que o processo de edição de um livro digital é praticamente o mesmo do que um livro impresso e que o texto precisa passar por todas as fases de edição antes de ficar pronto para comercialização.  

Deseja publicar um livro impresso e digital? Clique aqui e conheça os nossos serviços de publicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *