Chamada Aberta para Publicação de Capítulo – Série Estudos Reunidos

Tempo de leitura: 2 minutos

Tema: Literatura de cordel: conceitos, pesquisas, abordagens

Resumo da proposta:

O tema sugerido à chamada de publicação de capítulo, objetiva reunir contribuições originais de pesquisas contemporâneas acerca da literatura de cordel produzidas nos diferentes campos de saber. Além de objeto de interesse de distintos movimentos literários e intelectuais, a literatura de cordel vem sendo tema de pesquisas acadêmicas em diferentes disciplinas: filologia, semiótica, comunicação, linguística, sociologia, antropologia e história. É possível afirmar que os conceitos e os debates em torno do cordel não estão circunscritos em um único campo de saber e possuem uma feição nitidamente interdisciplinar. A poesia em verso envolve, ainda, questões acerca da oralidade, das práticas da escrita e da leitura, da editoração, da escrituração do cordel pelos folcloristas, das imagens e, mais recentemente, de sua patrimonialização. Os textos a serem submetidos podem apresentar diferentes recortes e abordagens, bem como, distintas perspectivas teóricas que permitam contemplar as diversas possibilidades de análise a fim de ressaltar sua complexidade como gênero literário e prática cultural,

Áreas relacionadas ao tema proposto:

– Literatura

– Linguística

– Filologia

– Semiótica

– Comunicação

– Sociologia

– Antropologia

– História

Áreas de pesquisa relacionadas ao tema proposto:

– Literatura de cordel

– Literatura brasileira de folhetos

– Tradição cultural brasileira

– Expressão cultural brasileira

– Movimentos literários

– Movimentos intelectuais

– Gênero literário

– Poesia

– Prosa

– Oralidade

– Práticas de escrita

– Práticas de leitura

– Folcloristas

– Patrimônio Cultural Imaterial

Organizadora:

Profª. Dr.a Rosilene Alves de Melo (Lattes)

Prazo para Chamadas Abertas: 20/10/2019 Prorrogada até 08/11  

(Chamada Encerrada dia 08/11/2019)

Prazo para Resultado de Avaliação: 02/12/2019 (resultado informado por e-mail)

Publicação para produção de 2020

Enviar a proposta para o e-mail seletiva@editorialpaco.com.br, em arquivo de Word ou PDF, com no máximo 15 páginas, em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento de 1,5, margens de 2,5cm de cada lado, e normalizado, preferencialmente, de acordo com as normas da ABNT. No corpo do e-mail conter a área temática do trabalho, nome completo do autor e telefones para contato.

Considerando o trabalho de edição completo da obra, bem como sua impressão e distribuição, para publicação de capítulo em livro, conforme características já explicitadas acima, o autor fará um investimento único de R$ 600,00 (Seiscentos Reais), que poderá ser dividido em até 2X (Ent. + 30 dias). Pelo investimento, além da importância da publicação em si, o autor receberá 5 exemplares do livro. A publicação terá também versão digital (com ISBN diferente), que conta com uma nova publicação na produção acadêmica.

Perguntas frequentes sobre publicação de capítulos