Chamada Aberta Para Envio de Capítulo

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Tema: Literatura, cultura e crítica em periódicos oitocentistas impressos em língua portuguesa

Resumo da proposta
O tema sugerido para esta chamada de publicação de capítulos considera a importância de periódicos oitocentistas impressos em língua portuguesa, principalmente dos publicados no Brasil, para a organização, a circulação e a consolidação de uma identidade literária, cultural e social brasileira. Ressalta-se que, responsáveis pela divulgação da cultura escrita, os jornais e as revistas oitocentistas, por intermédio de textos disseminados em suas páginas, transmitiram ao público leitor da época o empenho de seus autores na formação de uma realidade nacional. Tal realidade – expressa, muitas vezes, pela busca e divulgação de uma literatura própria, por meio de debates culturais, sociais, críticos e políticos essenciais para formar o cidadão, o escritor, o leitor e para apurar o gosto literário do público oitocentista – constrói-se em meio à circulação e à reflexão de pensamentos e de ideias europeias, aqui, já assimiladas e/ou em discussão naquele momento.
Para compor esta obra podem ser submetidos estudos que analisem o cruzamento de olhar entre o local e o estrangeiro em textos publicados em periódicos oitocentistas brasileiros e/ou portugueses; trabalhos que analisem a colaboração de escritores brasileiros, consagrados ou não, em periódicos da época; pesquisas que investiguem, por meio de reflexão e análise, a atuação de periódicos oitocentistas de língua portuguesa no processo de formação literária, cultural, social e política do Brasil, bem como, investigações acerca da atuação e da importância dos jornais e das revistas do período, no processo de construção da identidade nacional.

Áreas de pesquisa relacionadas ao tema proposto

  • Jornais e revistas oitocentistas
  • A imprensa periódica oitocentista e a identidade nacional
  • Formação literária e crítica social em textos de imprensa
  • A literatura brasileira em jornais e revistas do século XIX
  • Intelectuais brasileiros e a imprensa periódica oitocentista
  • Literatura, a cultura e a sociedade em periódicos do século XIX
  • Escritos e escritores divulgados na imprensa periódica oitocentista
  • Importância literária e cultural dos periódicos publicados no século XIX
  • Ideias e diálogos entre brasileiros e estrangeiros nos periódicos oitocentistas
  • A história, a sociedade e a política brasileira nos jornais e revistas do século XIX

Organizadores

Profa. Dra. Benedita de Cássia Lima Sant’Anna (Lattes)

Prazo para Chamadas Prorrogadas: 25/06/2019 (Chamadas encerradas)

Prazo para Resultado de Avaliação: 25/07/2019 (resultado informado por e-mail)

Enviar a proposta para o e-mail livros@pacoeditorial.com.br, em arquivo de Word ou PDF, com no máximo 15 páginas, em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento de 1,5, margens de 2,5cm de cada lado, e normalizado, preferencialmente, de acordo com as normas da ABNT. No corpo do e-mail conter a área temática do trabalho, nome completo do autor e telefones para contato.

Considerando o trabalho de edição completo da obra, bem como sua impressão e distribuição, para publicação de capítulo em livro, conforme características já explicitadas acima, o autor fará um investimento único de R$ 600,00 (Seiscentos Reais), que poderá ser dividido em até 2X (Ent. + 30 dias). Pelo investimento, além da importância da publicação em si, o autor receberá 5 exemplares do livro. A publicação terá também versão digital (com ISBN diferente), que conta com uma nova publicação na produção acadêmica.

Perguntas frequentes sobre publicação de capítulos