fbpx
Independência do Brasil
Artigos

Independência do Brasil

No feriado de 7 de setembro vem a importância de nos lembrarmos da Independência do Brasil, acontecimento de extrema importância para o nosso país.


Sabemos que a história do nosso país é relativamente nova se comparada a outros países. Isso porque ele foi encontrado pelos portugueses somente em 1500. No entanto, desde então, o Brasil passou por muitos acontecimentos importantes que o moldaram a ser o que ele é hoje. Um desses acontecimentos é a Independência.

Afinal, se o nosso país era colônia de Portugal e agora não é mais, deve ter acontecido algo que fez com que essa separação acontecesse, não é mesmo?


Como se deu a Independência do Brasil?

A data oficial da Independência do Brasil é o dia 7 de setembro de 1822. Nesse dia ocorreu o que chamamos de Grito do Ipiranga, que foi o momento em que Dom Pedro, às margens do Rio Ipiranga, proclamou a famosa frase “independência ou morte!”. Entretanto, o desejo de se tornar um país independente não surgiu de uma hora para outra entre os brasileiros.

A Inconfidência Mineira, ocorrida em 1789, foi seguida pelo surgimento de vários outros movimentos de insatisfações sociais.

As reivindicações estão relacionadas às altas taxas que a coroa portuguesa cobrava da população em forma de impostos. Portanto, já estava surgindo aos poucos uma tendência de revolta contra o colonialismo.

Para agravar ainda mais esse estado, várias colônias pelo mundo começaram a realizar movimentos exigindo a independência e muitos foram bem-sucedidos, os Estados Unidos é um exemplo disso, que teve a sua independência no ano de 1776, antes mesmo das revoltas locais começarem de fato a se organizarem no Brasil.

O estopim foi à exigência da coroa para que Dom Pedro, atual príncipe regente, retornasse para a metrópole. Entretanto, ele decidiu tomar a frente do movimento de independência e se tornar o imperador do Brasil.


Acesse livros relacionados ao Brasil em nossa loja sobre diversos assuntos acadêmicos


Importância de estudar ainda hoje a Independência do Brasil

Estudar fatos históricos é muito importante para entender o nosso presente. Pois, tudo é uma questão de desenvolvimento e de continuidade. Isso quer dizer que uma decisão tomada hoje pelo governo pode afetar os anos futuros porque ela irá se desenvolvendo ao longo tempo.

Um exemplo para deixar claro isso é o fato do governo de Juscelino Kubitschek ter optado por implantar rodovias que interligassem o país e alavancassem o transporte rodoviário. Isso explica porque até hoje esse é o meio de transporte mais utilizado no nosso país, enquanto o transporte ferroviário é utilizado de maneira mínima na maior parte do país.

Portanto, entendendo como se desenrolou alguns acontecimentos históricos, somos capazes de entender melhor a nossa sociedade, política e infraestrutura da forma que elas são hoje.


www.pacolivros.com.br
Paco Editorial 10 anos

Para se aprofundar ainda mais nos estudos sobre a Independência do Brasil, entre no www.pacolivros.com.br e confira o nosso catálogo.

Nosso foco é em livros voltados para os estudantes e professores de graduação e pós-graduação que ofereceram conteúdos técnicos de qualidade que auxiliem no aperfeiçoamento dos seus estudos. Portanto, não perca tempo e venha conferir nossas publicações!

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *