Chamada Aberta para Envio de Capítulo: Coleção Diálogos com a Psicologia Analítica

 

Esta coleção reunirá obras individuais e coletivas referências nos estudos da Psicologia Analítica, com o objetivo de divulgar e aprofundar esse campo de pesquisa. Os textos apresentados devem oferecer tanto subsídios teóricos, epistemológicos e metodológicos de fundamentação arquetípico-simbólica, necessários à compreensão da realidade junguiana pelo viés da criatividade, numa interface com a arte e as teorias do imaginário, tecendo um paralelo entre os processos criativos e os conceitos junguianos, quanto – a partir de um caráter interdisciplinar -, buscar o diálogo com as linguagens artísticas (artes visuais, música, artes cênicas e dança).

Tema 1: Estudos em Psicologia Analítica, Artes e Imaginário

Resumo da proposta 1:

Reúne estudos que buscam fomentar o diálogo entre a Psicologia Analítica e a criatividade, por meio das linguagens artísticas e das teorias do imaginário, possibilitando uma reflexão sobre a experiência artística a partir do paralelo entre Processos Criativos e o Processo de Individuação. Procura explanar conceitos que demarcam a estrutura teórica e metodológica da Psicologia Analítica, buscando dialogar com o modelo da psique postulado por Jung com experiências artísticas.

Tema 2: Estudos do mito na perspectiva da Psicologia Analítica

Resumo da proposta 2:

Reúne estudos acerca do conceito e função do mito em diversas culturas e sua leitura a partir dos conceitos junguianos. Do estudo do mito, como campo para exploração da natureza humana e como referência do comportamento humano. Do mito como forma de expressão do inconsciente e sua utilização no entendimento de fantasias e sonhos das pessoas.

Áreas de pesquisa relacionadas ao tema proposto:  

– Psicologia

– Psicologia Analítica

– Comportamento Humano

– Linguagens artísticas (teatro, dança, artes visuais e música)

– Teorias do imaginário

– Processos Criativos

– Processo de Individuação

– Carl Jung

– Experiências artísticas

– Exploração da natureza humana

Organizadores:

Patrícia Teixeira Alves

Prazo para Submissão de Artigos: 20/04/2019

Enviar a proposta para o e-mail livros@pacoeditorial.com.br, em arquivo de Word ou PDF, com no máximo 15 páginas, em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento de 1,5, margens de 2,5cm de cada lado, e normalizado, preferencialmente, de acordo com as normas da ABNT. No corpo do e-mail conter a área temática do trabalho, nome completo do autor e telefones para contato.

Considerando o trabalho de edição completo da obra, bem como sua impressão e distribuição, para publicação de capítulo em livro, conforme características já explicitadas acima, o autor fará um investimento único de R$ 600,00 (Seiscentos Reais), que poderá ser dividido em até 2X (Ent. + 30 dias). Pelo investimento, além da importância da publicação em si, o autor receberá 5 exemplares do livro. A publicação terá também versão digital (com ISBN diferente), que conta com uma nova publicação na produção acadêmica.