fbpx
DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
Artigos

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. É uma data para celebrar a importância da natureza para o bem-estar de toda a sociedade. Sem a natureza, não teríamos os recursos naturais que hoje utilizamos para fazer uma série de coisas, como alimentos, remédios etc.


Para conhecer melhor essa data e o que ela representa, continue a leitura. Aqui, apresentamos informações essenciais sobre esse marco na história da nossa sociedade.

Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído em 05 de junho de 1972, durante uma conferência das nações unidas sobre o meio ambiente humano, a qual foi realizada em Estocolmo, na Suécia.

Na visão de quem a instituiu, no caso, a Organização das Nações Unidas (ONU), a instituição dessa data teve/tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e como eles podem impactar negativamente a vida de todos.

Além disso, a ONU destaca que essa data buscou mostrar a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados inesgotáveis. A água, como recurso natural, pode perder o seu valor potável, à medida que as grandes indústrias forem depositando sem responsabilidade dejetos de sua produção industrial, por exemplo.

A conferência que ora citamos ficou conhecida como a Conferência de Estocolmo e, a partir dela, iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar a questão ambiental. Estudos foram empreendidos com o objetivo de mapear os recursos naturais e garantir proteção a eles, como uma das medidas para tratar a questão ambiental a nível mundial.

Todavia, apesar do avanço que a Conferência de Estocolmo trouxe para a sociedade, hoje, muitos dos problemas ambientais ainda não foram resolvidos.

Principais problemas ambientais da atualidade

Alguns dos principais problemas ambientais que podemos destacar são:

– Desmatamento

Sem sombra de dúvida, você já deve ter se deparado com alguma matéria que denuncia o desmatamento não apenas no Brasil, mas a nível mundial. No país, por exemplo, uma das regiões mais desmatada é o Norte. Frequentemente jornalistas fazem matérias mostrando a situação dessa localidade, como esta (https://g1.globo.com/natureza/noticia/2019/08/18/balancos-oficiais-de-desmatamento-da-amazonia-confirmam-dados-de-sistema-de-alerta-entenda.ghtml).

– Queimadas

Outro dos grandes problemas ambientais que enfrentamos diz respeito às queimadas. No último ano, por exemplo, uma notícia chocou o mundo. De acordo com uma matéria publicada pela Galileu, cerca de 10 milhões de hectares foram queimados na Austrália, mais de 20 pessoas morreram, bem como bilhões de animais.

Como se pode visualizar, os problemas ambientais são um problema de todos. Se cada um fizer sua parte, respeitando e preservando o meio ambiente, poderemos viver em um mundo cada vez mais rico em termos de biodiversidades, bem como garantir a nossa subsistência.

Não é demais lembrar que tudo que temos hoje vem da natureza. Por essa razão, devemos respeitá-la e adotar atitudes sustentáveis, como, por exemplo, reduzir a quantidade de uso de papel.

Gostou deste conteúdo e gostaria de ler outros? Em caso de resposta positiva, não deixe de acessar nosso blog. Nele estamos sempre publicando artigos em que podem facilitar mais seu dia a dia.

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *