fbpx
dia mundial da água
Notícias Acadêmicas

Dia Mundial da Água!

É comemorado o dia mundial da água no dia 23/03 para conscientizar as pessoas a importância desse tema, confira.


E para iniciar esse assunto é preciso entender que para os dos seres vivos, a água é indispensável. Por exemplo:

Um recém nascido humano tem cerca de 2,4 quilos de água e apenas cerca de 600 gramas de outros componentes. Isso se explica pelo fato do meio de desenvolvimento do feto ser aquoso dentro de sua mãe.

Um humano adulto tem cerca de 60% do seu corpo composto por água. Esta água está presente de várias formas como na urina, no sangue, no suor e em substâncias presentes em vários órgãos. Além disso, até mesmo nos ossos está presente uma grande quantidade de água.

Além dos seres humanos praticamente todos os seres vivos são feitos e precisam da água, é um recurso natural abundante essencial para a existência de vida na Terra. O planeta Terra é constituído por uma extensa massa de água, correspondendo ao que conhecemos como hidrosfera. A água era considerada um recurso inesgotável. Contudo, desde que foi considerada um símbolo de riqueza, por ter sido transformada em uma mercadoria, passou também a ser sinônimo de conflito. O mau uso, o desperdício, sua distribuição, bem como sua ocorrência são responsáveis por criar conflitos em diversas regiões do mundo. A preocupação com a disponibilidade de água é pauta frequente nas discussões ambientais e geopolíticas.

Quer saber mais sobre outros assuntos relacionados a esse tema muito importante na atualidade? Separamos algumas obras que irá ajudar no entendimento.


Água – Por Uma Nova Relação

A água vem sendo sistematicamente maltratada em quase todos os lugares do mundo, via mudanças e interferências nos seus ciclos, caminhos e estados. Como consequência, ao tentar se adaptar a essas mudanças causa estragos e prejuízos às pessoas e suas estruturas, que por desconhecerem ou desconsiderarem suas características, ocupam locais que naturalmente são dela e que ela não pode deixar de usar em sua dinâmica. Este livro traz ao leitor um conjunto de análises realizadas sobre a água, a intensidade com que está sendo usada e as interferências causadas pelo homem ao ocupar amplos espaços sem planejamento e sem o conhecimento necessário relativo a ela e a sua gestão. Traz também ideias de como manejá-la em áreas urbanas e rurais a partir dos conceitos de bacias hidrográ¬cas e da implantação de estruturas e espaços voltados para a convivência harmônica entre o homem, a água e os seus ciclos.


A Problemática da Água Como Representação Social – Um Estudo de Caso Com Moradores do Bairro Alto da XV em Guarapuava-PR

Neste livro, o leitor é apresentado a um estudo sobre as relações cotidianas entre os indivíduos e a água, um contato que não é livre de ambiguidades. O livro também aponta para uma Educação Ambiental que inter-relacione conhecimentos científicos e midiáticos com situações locais da problemática da água.


Águas Subterrâneas – Conceitos e Aplicações sob uma Visão Multidisciplinar

Este livro reúne os principais conceitos e teorias clássicas da hidrogeologia, incluindo um resgate histórico sobre a exploração das águas subterrâneas desde os primórdios das civilizações; descrições sobre os principais aquíferos do Brasil, da América do Sul e do Mundo; princípios de hidráulica e hidrologia subterrânea com ênfase em meios porosos; métodos de estimativa de recarga; interações entre águas superficiais e águas subterrâneas. A obra aborda também questões sobre qualidade, amostragem e monitoramento das águas subterrâneas; atualidades sobre gestão de recursos hídricos subterrâneos, além de análise de séries temporais de dados de monitoramento por modelagem estatística. Com mais de 180 referências, o livro pode ser utilizado por estudantes de graduação, pós-graduação, técnicos e até mesmo curiosos sobre o magnífico ciclo hidrológico e uma de suas mais desconhecidas componentes, as águas subterrâneas.


Águas Minerais de São Paulo

Esta obra traz informações importantes sobre o mercado de Águas Minerais de São Paulo. Diante da atual conjectura de crise hídrica no estado paulista, é imprescindível conhecer o processo produtivo de águas minerais em São Paulo, para que possa entender a extração deste bem tão precioso, a água subterrânea. Se for dado o mesmo tratamento para as águas subterrâneas tal qual é dado para as águas superficiais, corremos o risco de também esgotar, em curto prazo, nossas reservas de águas subterrâneas. A obra traz os principais conceitos e termos pertinentes ao ramo de águas minerais, chamando a atenção também sobre a quantidade de impostos e tributos que as empresas envasadoras são obrigadas a pagar para produzir um bem tão essencial que deveria ter subsídios governamentais para ser produzido, ou ao menos uma menor carga tributária. Não se pretende esgotar o assunto com este livro, mas propiciar uma leitura esclarecedora e didática quanto ao tema de Águas Minerais em São Paulo.


Boa leitura!

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *