Chamadas para capítulo em livro sobre As Leis na Escola

Tema: As leis na escola: experiências com a implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08 em sala de aula. (título provisório)

Resumo da proposta:

Espera-se reunir nesta coletânea estudos sobre a implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08, no que se refere a história e cultura africana, afro-brasileira e indígena, em sala de aula. Após mais de dez anos de aprovação destas leis grande parte dos estudos ainda se detém no papel que tiveram os movimentos sociais sobre a agenda que deu base a formulação e aprovação da lei; a forma pela qual o governo Lula foi pioneiro nesta iniciativa, seguindo sua agenda de combate ao racismo e de inclusão social; a reaproximação do Brasil com a África cultural e economicamente; as relações entre democracia racial e combate ao racismo via inclusão de novos conteúdos em sala de aula; a discussão sobre a demarcação de terras indígenas; e o papel exercido por esses grupos étnicos e culturais na formação da sociedade brasileira. Contudo, pouco se avançou até o momento em se avaliar como essas leis têm sido implementadas no chão das escolas e qual papel elas estão tendo no combate ao racismo. Além disso, em que medida a apresentação da contribuição do papel exercido pelos povos africanos, afrodescendentes e indígenas, vendo-os como protagonistas nos processos históricos e não apenas como vítimas, têm possibilitado a mudança na consciência histórica dos educandos é um outro aspectos importante a se avançar nos debates. Por fim, cabe ressaltar a importância em se produzir material didático útil e acessível ao trabalho dos docentes em sala de aula, que sirvam como instrumentos para inovar o uso de metodologias, e com isso melhorar os processos de ensino- aprendizagem e os níveis de aprendizagem dos educandos. Daí a necessidade de se discutir o uso de filmes, letras de músicas, blogs, páginas de internet e documentários, como suporte para tornar as aulas mais dinâmicas e os conteúdo discutidos mais atrativos aos alunos. Daí também a importância de se inquirir que tipos de experiências têm sido geradas em sala de aula com o trabalho interdisciplinar de História, Língua Portuguesa (literatura) e Artes. Portanto, esperamos reunir nesta coletânea textos que foquem nestas questões e possam contribuir com a produção de material didático para ser usado em sala de aula pelos docentes.

Áreas de pesquisa relacionadas ao tema proposto:  História, Artes, Literatura, Sociologia, Antropologia e Geografia.

Também poderá ser adequado a quem se dedica a Políticas públicas e Ciência política.

Organizadores:

Prof. Dr. Diogo Roiz (UEMS)

Prof. Dr. Jonas Rafael dos Santos (Unesp)

Prazo para Submissão de Artigos: 15/04/2018 (Chamada Encerrada)

Enviar o texto do capítulo para o e-mail livros@pacoeditorial.com.br, em arquivo de Word, com no máximo 15 páginas, em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento de 1,5, margens de 2,5cm de cada lado, e normalizado, preferencialmente, de acordo com as normas da ABNT. No corpo do e-mail conter a área temática do trabalho, nome completo do autor e telefones para contato.

Considerando o trabalho de edição completo da obra, bem como sua impressão e distribuição, para publicação de capítulo em livro, conforme características já explicitadas acima, o autor fará um investimento único de R$ 600,00 (Seiscentos Reais), que poderá ser dividido em até 2X (Ent. + 30 dias). Pelo investimento, além da importância da publicação em si, o autor receberá 5 exemplares do livro. A publicação terá também versão digital (com ISBN diferente), que conta com uma nova publicação na produção acadêmica.