Chamada para capítulo em livro sobre Políticas e Práticas Educacionais

Tema: Políticas e Práticas Educacionais: Dilemas e Proposições

Resumo da proposta:

Esta obra coletiva pretende abordar importantes temáticas da educação atual, sobretudo, refletir sobre pontos desafiadores que instigam os educadores da Educação Básica. Pressupõe leituras e discussões que possibilitam aos professores em constante formação repensarem sobre suas ações nos mais diferentes níveis e ampliarem suas práticas pedagógicas junto às crianças, jovens, adultos e idosos.

Busca uma interlocução com o leitor por meio do olhar dos autores sobre os diversos aspectos que mapeiam as abordagens discutidas. Dessa forma, se reafirma o compromisso com uma educação mais inclusiva, democrática e acolhedora, convidando o leitor a materializar as ideias refletidas em busca do exercício de uma leitura crítica e de uma escola mais qualificada.

Assim, as discussões contidas devem refletir acerca dos diversos aspectos que permeiam a constituição e a prática do professor da Educação Básica desde sua formação inicial até o seu fazer pedagógico, contemplando alguns dos principais desafios apresentados cotidianamente no exercício da sala de aula.

Áreas de pesquisa relacionadas ao tema proposto:  

  1. Formação de Professores da Educação Básica;
  2. Processos de Alfabetização e Letramento(s);
  3. Práticas Pedagógicas;
  4. Processos de ensino e aprendizagem;
  5. Educação e Inclusão;
  6. Tópicos relacionados à Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
  7. Educação Popular;
  8. Educação de Jovens, Adultos e Idosos;
  9. Construção da leitura e da escrita;
  10. Interdisciplinaridade;
  11.  Demais temáticas relacionadas à educação atual que contribuam para o processo formativo docente.

Organizadoras: Profª Drª Maria Eurácia Barreto de Andrade e Profª Drª Sineide Cerqueira Estrela e Profª Drª Irlana Jane Menas da Silva

Prazo para Submissão de Artigos: 30/03/2018 (Chamada Encerrada)

Enviar o texto do capítulo para o e-mail livros@pacoeditorial.com.br, em arquivo de Word, com no máximo 15 páginas, em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento de 1,5, margens de 2,5cm de cada lado, e normalizado, preferencialmente, de acordo com as normas da ABNT. No corpo do e-mail conter a área temática do trabalho, nome completo do autor e telefones para contato.

Considerando o trabalho de edição completo da obra, bem como sua impressão e distribuição, para publicação de capítulo em livro, conforme características já explicitadas acima, o autor fará um investimento único de R$ 600,00 (Seiscentos Reais), que poderá ser dividido em até 2X (Ent. + 30 dias). Pelo investimento, além da importância da publicação em si, o autor receberá 5 exemplares do livro. A publicação terá também versão digital (com ISBN diferente), que conta com uma nova publicação na produção acadêmica.