Chamada para capítulo em livro sobre Pesquisas em Educação Matemática

Tema: Pesquisas em Educação Matemática (Título provisório)

Resumo da proposta:

O ensino de matemática tem se colocado em novos patamares com o avanço das pesquisas em educação matemática e das diferentes tendências nessa área, com conquistas significativas. Entretanto, o caminho percorrido ainda se mostra insuficiente para superar dificuldades encontradas no campo do ensino e da aprendizagem em matemática. Diante de tais dificuldades, e considerando que pesquisas importantes da área não têm conseguido a divulgação necessária, estamos propondo este espaço para a veiculação e o debate de estudos na educação matemática. Temos observado que tanto na educação básica, quanto na pós-graduação ainda há falta de material que apresente as propostas das diversas tendências em educação matemática. As propostas que vêm se consolidando nesse campo de pesquisa carecem de uma maior divulgação. Desse modo, esperamos o envio de trabalhos que contribuam para a produção e o avanço na área de educação matemática.

Áreas de pesquisa relacionadas ao tema proposto: 

Investigação em educação matemática.

Uso de materiais concretos e jogos no ensino de matemática.

As novas tecnologias e a sala de aula.

A História da Matemática como estratégia do ensino de matemática.

A modelagem matemática como representação simbólica do pensamento matemático.

Etnomatemática.

Resolução de problemas.

Literatura e matemática.

Discurso e comunicação na sala de aula.

Educação matemática crítica.

Projetos de investigação e o ensino de matemática.

O processo de ensino e aprendizagem de matemática

Materiais curriculares educativos

Formação do professor de matemática

Tendências em educação matemática

Organizador: Dr. Pedro Lucio Barboza

Prazo para Submissão de Artigos: 25/06/2018 (Chamada Encerrada)

Enviar o texto do capítulo para o e-mail livros@pacoeditorial.com.br, em arquivo de Word, com no máximo 15 páginas, em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento de 1,5, margens de 2,5cm de cada lado, e normalizado, preferencialmente, de acordo com as normas da ABNT. No corpo do e-mail conter a área temática do trabalho, nome completo do autor e telefones para contato.

Considerando o trabalho de edição completo da obra, bem como sua impressão e distribuição, para publicação de capítulo em livro, conforme características já explicitadas acima, o autor fará um investimento único de R$ 600,00 (Seiscentos Reais), que poderá ser dividido em até 2X (Ent. + 30 dias). Pelo investimento, além da importância da publicação em si, o autor receberá 5 exemplares do livro. A publicação terá também versão digital (com ISBN diferente), que conta com uma nova publicação na produção acadêmica.