Chamada para capítulo em livro sobre Os desafios da Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio

Tema: Os desafios da Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio: alguns apontamentos.  (Título provisório)

Resumo da proposta:

A Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio tem por objetivo garantir a formação integral dos sujeitos por meio da implementação de conhecimentos, saberes e competências profissionais ao currículo do Ensino Médio, garantindo a formação para a cidadania e para o mundo do trabalho. Neste ano de 2018, o país conta com 38 Instituições Federais de Educação, Ciência e Tecnologia distribuídas pelo país, oferecendo cursos de Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio, cursos técnicos e tecnológicos subseqüentes ao Ensino Médio, cursos de extensão e de formação inicial e continuada, Licenciaturas e Bacharelados, e cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu. A normatização dos cursos se encontra no documento Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, contando com 277 cursos, e a sua distribuição procura estar afinada às necessidades do mercado de trabalho da região na qual cada campi está instalado. O gigantismo do sistema, a maneira como cada campi se desenvolve, a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, a motivação e o engajamento de adolescentes, jovens e adultos em atividades de pesquisa e produção científica, e a criação de ações afirmativas que evitem a evasão e o fracasso escolar são apenas alguns dos muitos desafios enfrentados pelos profissionais que atuam nos Institutos Federais. Desta forma, o objetivo desta obra é trazer ao leitor/ pesquisador alguns apontamentos sobre a Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, no intuito de provocar reflexões sobre este sistema de ensino, e a produção de conhecimento sobre o mesmo. 

Áreas de pesquisa relacionadas ao tema proposto: Educação; Educação Profissional; Educação de jovens e adultos; Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio.

Organizadora: Patricia de Oliveira

Prazo para Submissão de Artigos: 25/06/2018 (Chamada Encerrada)

Enviar o texto do capítulo para o e-mail livros@pacoeditorial.com.br, em arquivo de Word, com no máximo 15 páginas, em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento de 1,5, margens de 2,5cm de cada lado, e normalizado, preferencialmente, de acordo com as normas da ABNT. No corpo do e-mail conter a área temática do trabalho, nome completo do autor e telefones para contato.

Considerando o trabalho de edição completo da obra, bem como sua impressão e distribuição, para publicação de capítulo em livro, conforme características já explicitadas acima, o autor fará um investimento único de R$ 600,00 (Seiscentos Reais), que poderá ser dividido em até 2X (Ent. + 30 dias). Pelo investimento, além da importância da publicação em si, o autor receberá 5 exemplares do livro. A publicação terá também versão digital (com ISBN diferente), que conta com uma nova publicação na produção acadêmica.