Chamada para capítulo em livro sobre Leitura, Discurso e Recepção

Tema: Leitura, Discurso e Recepção (Título provisório)

Resumo da proposta:

Atualmente, percebe-se que os alunos apresentam inúmeras dificuldades com a Leitura e a Teoria Literária. Um trabalho que ultrapasse a historiografia literária e abrace os construtos teóricos do Discurso, da Recepção, das Teorias dos Gêneros e do Discurso, incluindo metodologias inovadoras para o ensino de línguas tem sido cada vez mais necessário nos cursos de formação docente. Nesta direção, recebemos artigos que se referem a metodologias da leitura e escrita de textos, elaboração e aplicação de sequências didáticas na educação básica e na educação superior e análises teóricas de diversos gêneros, frutos de pesquisas científicas da pós-graduação lato sensu e stricto sensu, que abordem o texto literário para além dos estudos historiográficos, permitindo a discussão sobre os tipos de textos e as características dos gêneros textuais e do discurso, associando Leitura e Literatura a discurso, condições de produção, ideologia e recepção, considerando as histórias de leitura dos textos e dos leitores, a partir do enfoque discursivo-recepcional da linguagem. A obra literária volta-se para o contexto histórico e o espaço cultural; o texto literário é visto como uma unidade pragmática totalizante com marcas linguísticas específicas em função da intencionalidade dos sujeitos envolvidos, percebendo que a Leitura e a Literatura na sociedade abrem novas perspectivas ao leitor.

Áreas de pesquisa relacionadas ao tema proposto:  Teoria Literária; Análise do Discurso; Estética da Recepção; Gêneros textuais e gêneros do discurso; Formação de professores de línguas; Metodologias do ensino de língua portuguesa, inglesa e espanhola.

Organizadora: Dra. Osalda Maria Pessoa

Prazo para Submissão de Artigos: 15/06/2018 (Chamada Encerrada)

Enviar o texto do capítulo para o e-mail livros@pacoeditorial.com.br, em arquivo de Word, com no máximo 15 páginas, em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento de 1,5, margens de 2,5cm de cada lado, e normalizado, preferencialmente, de acordo com as normas da ABNT. No corpo do e-mail conter a área temática do trabalho, nome completo do autor e telefones para contato.

Considerando o trabalho de edição completo da obra, bem como sua impressão e distribuição, para publicação de capítulo em livro, conforme características já explicitadas acima, o autor fará um investimento único de R$ 600,00 (Seiscentos Reais), que poderá ser dividido em até 2X (Ent. + 30 dias). Pelo investimento, além da importância da publicação em si, o autor receberá 5 exemplares do livro. A publicação terá também versão digital (com ISBN diferente), que conta com uma nova publicação na produção acadêmica.