Chamada para capítulo em livro sobre A Educação sob o olhar da Pedagogia Histórico-Crítica

Tema: A Educação sob o olhar da Pedagogia Histórico-Crítica (título provisório)

Resumo da proposta:

Este trabalho pretende abordar a educação, atentando para as questões e os desafios que se colocam ao trabalho educativo, sobretudo, à formação de professores sob a ótica da Pedagogia Histórico-Crítica.Partindo dos fundamentos psicológicos e filosóficos da Pedagogia Histórico-Crítica, busca-se refletir acerca dos diversos aspectos que permeiam a formação e o trabalho do professor da Educação Básica desde sua formação inicial até o seu dia a dia em sala de aula. A Pedagogia Histórico-Crítica é uma teoria crítica (não reprodutivista) da educação, coletivamente construída, cujo proponente é o filósofo da educação, Dermeval Saviani. De acordo com Saviani (2017), o trabalho educativo é compreendido sob uma visão histórica do ser humano. Isso significa entender que, por meio da atividade mediadora do professor, as novas gerações se apropriam do acervo de conhecimentos acumulados pela humanidade, e com isso, em cada indivíduo singular, objetivam-se as capacidades humanas ou potencialidades psíquicas máximas que o gênero humano alcançou.Tendo isso em vista, a defesa da Pedagogia Histórico-Crítica prioriza as formas e os conhecimentos científicos que serão transmitidos na educação escolar, uma vez que esses conhecimentos devem oportunizar às gerações futuras conhecer o tipo de sociedade em que vivem e as suas contradições em direção à sua superação.

Áreas de pesquisa relacionadas ao tema proposto:  

1. Formação de Professores;
2. Trabalho Docente;
3. Currículo;
4. Ensino-Aprendizagem;
5. Educação Escolar;
6. Educação Especial;
7. Educação Infantil;
8. Educação Profissional;
9. Educação de Jovens e Adultos;
10. Relação teoria e prática;
11. Fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica;
12. Abordagens de Formação de Professores sob o olhar da Pedagogia Histórico-Crítica.

Organizadores: Profª Drª Bruna Ramos Marinho e Profª Drª Alessandra Peternella

Prazo para Submissão de Artigos: 25/02/2018

Enviar a proposta para o e-mail livros@pacoeditorial.com.br, em arquivo de Word ou PDF, com no máximo 15 páginas, em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento de 1,5, margens de 2,5cm de cada lado, e normalizado, preferencialmente, de acordo com as normas da ABNT. No corpo do e-mail conter a área temática do trabalho, nome completo do autor e telefones para contato.

Considerando o trabalho de edição completo da obra, bem como sua impressão e distribuição, para publicação de capítulo em livro, conforme características já explicitadas acima, o autor fará um investimento único de R$ 600,00 (Seiscentos Reais), que poderá ser dividido em até 2X (Ent. + 30 dias). Pelo investimento, além da importância da publicação em si, o autor receberá 5 exemplares do livro. A publicação terá também versão digital (com ISBN diferente), que conta com uma nova publicação na produção acadêmica.