Chamada para capítulo em livro da coleção Teorias e Práticas em Pedagogia Social

Tema: Práticas socioeducativas em espaços escolares e não escolares (título provisório)

Resumo da proposta:

A Pedagogia Social, como um campo educacional brasileiro, se apresenta como conceito em construção (cf. Paiva, 2015). A partir deste princípio, este livro tem como objetivo a compilação de produções científicas que discutam sobre as práticas educacionais como possibilidade de intervenção nas realidades sociais vulneráveis existentes no contexto histórico-político brasileiro.

Assim, este livro abre a possiblidade para que os profissionais da Educação, Assistência Social, Saúde, entre outros, em atuação em espaços sociais não escolares, públicos e privados, possam delinear suas práticas, experiências, vivências e conceitos sobre a educação de forma emancipadora que leve à autonomia dos indivíduos e o reparo de suas demandas sociais básicas. De certo, a preocupação fundamental é com a potencialização dos problemas – e possíveis soluções – acerca do papel social da educação e a perspectiva de uma docência ampliada diante das demandas dos espaços escolares e não escolares, de maneira a pensar que todos os espaços sociais são espaços pedagógicos (cf. Otto, 2009) e contribuem para os processos formativos, como aponta o artigo 1º da LDBEN de 1996.

Sendo assim, este livro – repleto de experiências, construções, teorias e práticas educativas – faz-se relevante para a formação, inicial e continuada, dos educadores sociais, professores e outros profissionais que desenvolvem ações socioeducativas no contexto brasileiro do século XXI.

Áreas de pesquisa relacionadas ao tema proposto:  

Neste volume devem conter o desenvolvimento de práticas educativas organizadas pelos educadores e/ou professores que se utilizam de algum teórico específico da Pedagogia Social e como elas podem auxiliar na composição do trabalho pedagógico nas diferentes instituições sociais do Brasil e da América Latina.

Organizadores: Prof. Dr. Arthur Vianna Ferreira; Prof. Me. Marcio Bernardino Sirino; Prof. Drndª. Patricia Flavia Mota.

Prazo para Submissão de Artigos: 04/06/2018 (Chamada Encerrada)

Enviar o texto do capítulo para o e-mail livros@pacoeditorial.com.br, em arquivo de Word, com no máximo 15 páginas, em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento de 1,5, margens de 2,5cm de cada lado, e normalizado, preferencialmente, de acordo com as normas da ABNT. No corpo do e-mail conter a área temática do trabalho, nome completo do autor e telefones para contato.

Considerando o trabalho de edição completo da obra, bem como sua impressão e distribuição, para publicação de capítulo em livro, conforme características já explicitadas acima, o autor fará um investimento único de R$ 600,00 (Seiscentos Reais), que poderá ser dividido em até 2X (Ent. + 30 dias). Pelo investimento, além da importância da publicação em si, o autor receberá 5 exemplares do livro. A publicação terá também versão digital (com ISBN diferente), que conta com uma nova publicação na produção acadêmica.