Chamada para capítulo em livro sobre Avaliação Educacional

Tema: Avaliação Educacional: práticas, desafios e perspectivas

Resumo da proposta:

Avaliação Educacional: práticas, desafios e perspectivas é o tema sugerido da chamada para publicação de livro que tenha como escopo trabalhos que relatem uma discussão sobre práticas de avaliação para professores que atuam na Educação Básica e no Ensino Superior. Na contemporaneidade, pensar a educação pública, democrática e de qualidade enquanto norteadora de discussões a respeito de práticas avaliativas que envolvem professores, alunos, multiplicidades de instrumentos, fins e objetivos se faz necessário. Neste livro, serão aceitos para análise textos que apresentem discussões variadas a respeito da história da evolução da avaliação educacional e das influências de fatores sociais, econômicos e políticos no surgimento de programas de avaliação; bem como artigos que apresentem potencialidades e possibilidades dos diferentes instrumentos de avaliação presentes na prática docente. A avaliação é uma prática educativa essencial no contexto educacional e a avaliação da aprendizagem implica diretamente em transformações nas dinâmicas de sala de aula e nas vidas escolares dos alunos. Atualmente estão mais presentes no cotidiano escolar as avaliações externas que também interferem no trabalho do professor delimitando outros objetivos e metas educacionais. A avaliação como prática de investigação rompe barreiras entre os participantes dos processos educativos e entre os conhecimentos que são mobilizados. Portanto, algumas possibilidades de leitura e de reflexão do tema são necessárias.

Áreas de pesquisa relacionadas ao tema proposto:  Avaliação Educacional, Formação de Professores, Políticas Públicas, História da Educação.

Organizadoras: Iracema Campos Cusati, Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra e Virgínia Pereira da Silva de Ávila

Prazo para Submissão de Artigos: 13/05/2018

Enviar o texto do capítulo para o e-mail livros@pacoeditorial.com.br, em arquivo de Word, com no máximo 15 páginas, em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento de 1,5, margens de 2,5cm de cada lado, e normalizado, preferencialmente, de acordo com as normas da ABNT. No corpo do e-mail conter a área temática do trabalho, nome completo do autor e telefones para contato.

Considerando o trabalho de edição completo da obra, bem como sua impressão e distribuição, para publicação de capítulo em livro, conforme características já explicitadas acima, o autor fará um investimento único de R$ 600,00 (Seiscentos Reais), que poderá ser dividido em até 2X (Ent. + 30 dias). Pelo investimento, além da importância da publicação em si, o autor receberá 5 exemplares do livro. A publicação terá também versão digital (com ISBN diferente), que conta com uma nova publicação na produção acadêmica.