fbpx
A Medicina Atual
Artigos

A Medicina Atual

Atualmente, a medicina é o campo mais visado para a aplicação de avanços tecnológicos e procedimentos modernos. As inovações nos processos de saúde, como a atuação de robôs e inteligência artificial, facilitam o acesso às medidas de prevenção e tratamento de enfermidades, em âmbito público e particular.


Dentre as principais tecnologias está a telemedicina, uma divisão tecnológica da medicina que promove o atendimento e acompanhamento clínico por meio de smartphones, computadores e outros dispositivos de comunicação.

Confira agora quais são os principais destaques tecnológicos promissores da medicina atual:

Tratamento do Câncer com Prótons

A Próton Terapia é uma das tecnologias mais importantes dentre os avanços recentemente adotados pela medicina. Auxiliando massivamente no combate ao câncer, a Próton Terapia não prejudica outros tecidos saudáveis – como acontece no tratamento com radioterapia regular.

O tratamento demonstra excelentes resultados e o próximo passo é ampliar o alcance à terapia, de forma que se torne o principal procedimento para o combate ao câncer de diversos tipos.

Inteligência Artificial (A.I)

O A.I não é novidade nas áreas da tecnologia, entretanto, seu uso na medicina atual é inovador e pretende facilitar alguns processos clínicos como:

• identificação de patologias a partir de associação com perfis similares;

• leitura rápida e simplificada de exames clínicos;

• melhorias no armazenamento de dados do paciente e detalhamento de sua situação e progresso.

Robôs e Androides

As cirurgias realizadas com robôs já são realidade. A programação das máquinas é minuciosa e muitos procedimentos são feitos com extrema precisão, cortes menores no paciente e, portanto, recuperação mais fácil.

Apesar da efetividade comprovada, os robôs cirúrgicos não estão presentes em tantos hospitais por conta de seu alto custo. Porém, a ideia de estabelecer as máquinas como integrantes responsáveis por procedimentos cirúrgicos está cada vez mais próxima da realidade.

Revolução no combate ao câncer de mama

Atualmente, foi aprovado um tratamento alternativo e revolucionário para o tratamento do câncer de mama, utilizando:

• Palbociclibe;

• Letrozol;

• Fulvestranto.

Estudos comprovaram que o tratamento evitou a evolução do câncer, e apesar de relativamente novo já se destaca como uma das alternativas mais eficazes para o combate ao câncer de mama.

Telemedicina e Dispositivos

Os dispositivos promoveram uma enorme mudança nos padrões de comunicação e não seria diferente em outras áreas da vida humana. Além dos celulares e tablets, os wearables também se encaixam na categoria de dispositivos: wearables são tecnologias vestíveis utilizadas para medir e analisar aspectos de saúde (pressão arterial, batimentos cardíacos, padrões etc.).

A telemedicina é uma das formas mais eficazes de se complementar o atendimento clínico feito por médicos, por abordagem remota, capaz de economizar tempo e recursos do paciente e do hospital. Como diz o nome, a telemedicina pode ser realizada por meio de:

• telefone;

• smartphone;

• notebook;

• tablet;

• telas instaladas no próprio hospital ou clínica para atendimento remoto com médicos.

É nítido que a inovação tecnológica na medicina será o principal investimento das instituições de saúde particular e pública. Portanto, além de estar constantemente conectado às novidades da área, o profissional de saúde deve atualizar seu currículo de acordo com as exigências do mercado.

Fundada em 2009, é uma editora voltada para a publicação de conteúdos científicos de pesquisadores; conteúdos acadêmicos, como teses, dissertações, grupos de estudo e coletâneas organizadas, além de publicar também conteúdo técnico para dar suporte à atuação de profissionais de diversas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *