A Filosofia como Cura da Alma

Tempo de leitura: 3 minutos

O livro “A Filosofia Como Cura da Alma – A Formação Ética Como Terapia na Atividade Filosófica Antiga”, de José Davi Passos, é uma obra recém-lançada pela editora Paco Editorial, a qual aborda a relação entre os saberes filosóficos na Antiguidade e a cura interior do ser humano.

Sobre o livro

“A Filosofia Como Cura da Alma – A Formação Ética Como Terapia na Atividade Filosófica Antiga” é um livro que apresenta a filosofia como um método terapêutico que tem sido utilizado pelos gregos desde a Antiguidade.

Nesse sentido, o autor faz questão de frisar que naquela época, os filósofos já eram considerados verdadeiros curadores espirituais – ou “médicos de almas”, como dizia Sócrates – e que a ideia de “terapia da alma” estava intimamente ligada à tradição poética dos gregos, onde se misturavam a proposta de pacificação da alma às contradições, atribulações e tragédias ligadas ao sofrimento e à morte.

Não é à toa que a filosofia, assim como os mitos gregos, era adotada pelos médicos hipocráticos, os quais se valiam dos conceitos, categorias e métodos racionais filosóficos como ferramentas úteis à investigação e à aplicação da arte da cura.

O autor também nos mostra como a medicina hipocrática abraça, de forma metódica e sistemática, a ideia de buscar explicações racionais para os fenômenos naturais. Desse modo, os médicos antigos puderam construir métodos de diagnoses, procedimentos terapêuticos e prognósticos com base em princípios e bases racionais.

Nas 428 páginas que compõem o livro e no próprio título dado à obra, José Davi Passos defende a filosofia como uma ciência que permite ao ser humano alcançar a cura interior. Esta, por sua vez, é capaz de elevar o indivíduo à condição de sábio, tornando-o, dentre outras coisas, forte, corajoso, justo, amoroso, perspicaz, solidário e feliz.

O livro é dividido nos seguintes capítulos: 1. A terapia da alma na tradição pré-filosófica; 2. A medicina grega como cura da alma; 3. A formação filosófica como terapia; 4. A filosofia socrática como cura; 5. Platão e a educação da alma; 6. Aristóteles e a educação como terapia; 7. A educação filosófica helenística; 8. A terapia educacional assumida; e 9. A educação filosófica como cura da alma.

O volume já está disponível nas livrarias de todo o país e podem ser adquiridos também pela internet, sendo recomendado para professores, pesquisadores, alunos e todos os interessados no tema.

Sobre o autor

José Davi Passos é Doutor em Filosofia com foco na Grécia Antiga (incompleto), Mestre em Filosofia pela PUC/SP, além de ser graduado em Filosofia pelo Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre – Minas Gerais e pela FAI/SP.

O autor do livro “A Filosofia Como Cura da Alma” também atua como pesquisador e professor de filosofia na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Publicou dois livros relacionados à Filosofia Grega, um sobre o Antigo Oriente e artigos e capítulos de livros.

Passos tem se dedicado a pesquisas e produção escrita como instrumento pedagógico, acreditando que uma obra, ainda que seja lida por um único leitor, já é capaz de atingir seu objetivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *