Estudantes,  Notícias Acadêmicas,  Pesquisadores,  Professores

Preciso demitir… e agora?

A tarefa de demitir um funcionário quase sempre é um grande desafio. Para tomar essa decisão, o gestor de uma empresa deve refletir sobre diversos fatores. E é exatamente sobre isso que o livro “Preciso demitir… e agora?” fala. Organizado por Gustavo Abib, Doutor em Administração pela UFRGS, Karina De Déa Rógio, Doutora em Engenharia de Produção pela UFSC; Natália Rese, Doutora em Administração pela UFPR e Queila Regina Souza Matitz, Doutora em Administração pela UFPR; a obra compila uma série de artigos que buscam compreender o processo de demissão em suas diversas esferas, trazendo conhecimentos sobre os impactos do desligamento de funcionários e também sobre os fatores que motivam as demissões.

Nesta obra, o leitor irá encontrar respostas para questionamentos que rodeiam a demissão, considerando a realidade atual das corporações. Hoje, existe um grande índice de desligamentos no país, aumentando a rotatividade nos diversos setores da economia. No entanto, muitas demissões ainda se dão em um contexto em que o empregador não possui conhecimentos específicos sobre a área, o que pode influenciar em más decisões.

A obra é dividida em três grandes partes, em que é realizada a introdução e contextualização ao tema, a discussão sobre o processo de demissão, e a reflexão acerca do tema. Entre os temas abordados pelo livro estão os impactos da regulamentação sobre a demissão, os critérios demissionais e a influência da demissão no ambiente econômico da empresa. A obra também traz conhecimentos sobre a forma de agir do empreendedor em todo esse processo, considerando sua postura como empreendedor, mas também as dificuldades em efetuar o desligamento de um funcionário.

Dividido em nove capítulos redigidos por autores variados, o livro também traz a análise de casos de demissão no contexto de corte de custos, uma realidade amplamente vivenciada nas empresas brasileiras. Outro capítulo que aborda esse tema busca explicar a influência dos aspectos econômicos locais, regionais e até nacionais, e como eles podem influenciar nos processos demissionais.

Um aspecto importante também presente no livro “Preciso demitir… e agora?” traz a importância do gestor avaliar os impactos que a demissão também pode causar para a empresa. Um desligamento, nos dias de hoje, além de resultar na perda de um funcionário, costuma acarretar um considerável gasto para a corporação, tendo em vista o pagamento de todos os direitos. Portanto, avaliar o impacto para a empresa também é importante antes de efetuar a demissão, e é exatamente sobre esse assunto que o livro busca refletir.

Como um grande guia do empreendedorismo e das relações humanas, a obra “Preciso demitir… e agora?” tem aspectos práticos de conhecimento e objetiva a realização de um processo decisório de demissão menos traumático para empregador e empregado.

Com o livro, o empreendedor aprenderá também a avaliar melhor os critérios para demitir um funcionário, avaliar a necessidade da decisão e que impactos ela pode trazer para a sua empresa. Por meio desses conhecimentos, o processo se tornará mais seguro e evitará problemas futuros acarretados pela falta de planejamento.

Adquira a obra aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *