Estudantes,  Institucional,  Notícias Acadêmicas,  Pesquisadores,  Professores

Microbiologia para Odontologia

A criação do microscópio pelo cientista holandês Anton van Leeuwenhoek (1632-1725) permitiu a descoberta de um universo, desconhecido até aquele momento, de seres infinitamente pequenos, que passaram a ser observados. Pode-se dizer que este é o contexto histórico que originou o surgimento da microbiologia como ciência.

Mas para que ela se desenvolvesse dessa forma e ganhasse a importância que tem nos dias atuais, foi necessário o trabalho árduo de grandes cientistas, como Louis Pasteur e Robert Koch. Seu trabalho permitiu não somente a identificação e o reconhecimento de muitos microrganismos, a associação desses com diversas doenças e a atuação sobre esses organismos, como também abriu caminhos para que a microbiologia se tornasse uma disciplina fundamental para diversas áreas – entre elas, a Odontologia.

A fim de mostrar para estudantes da área a importância dos estudos em Microbiologia para o conhecimento das patologias que envolvem a cavidade bucal e peribucal, assim como reconhecimento das mesmas e medidas para atuar sobre os eventos biológicos que envolvem microrganismos, o autor José Francisco Hofling organizou a obra Microbiologia para Odontologia, publicada pela Paco Editorial.

Para a realização e organização dessa obra, Hofling contou com o apoio de Reginaldo Bruno Gonçalves, professor titular de microbiologia e imunologia da Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professor associado em Periodontia da Faculté de Medecine Dentaire (Université Laval, Québec, Canadá), além da colaboração de diversos especialistas em Microbiologia no setor para os diversos capítulos que a compõem.

A obra propicia um material didático com informações básicas e acessíveis sobre Microbiologia Geral e Oral, voltado especialmente para os estudantes de Odontologia, com o intuito de capacitá-los ao entendimento teórico dos eventos biológicos que envolvem microrganismos e suas consequências para o homem.

Assim, cada capítulo traz uma abordagem específica sobre a Microbiologia para os estudos odontológicos, desde uma introdução histórica sobre a criação e o desenvolvimento dessa ciência até os dias atuais a termos específicos para os estudos na área. Entre eles, destacamos métodos de estudos; morfologia, citologia e fisiologia bacteriana; genética; aspectos de biossegurança, doenças causadas por bactérias; aspectos da cárie e outras doenças infecciosas da cavidade bucal e rotina microbiológica na Odontologia.

Desde já, Microbiologia para Odontologia se torna um livro fundamental para estudantes de Odontologia durante todo o período de graduação e que certamente servirá como um guia para aqueles que decidirem se aprofundar nos estudos nessa área.

Sobre o autor

José Francisco Hofling é professor titular da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (FOP/Unicamp). Possui formação em Licenciatura e Bacharelado em História Natural pela Unesp/Rio Claro, em 1970. Foi professor assistente do Instituto de Biologia da Unicamp (IB/Unicamp). É mestre e doutor em Ciências, com autação específica na área de Imunologia por esse mesmo instituto. Foi também professor da Faculdade de Educação da Unicamp (FE/Unicamp) de 1976 a 1979 como convidado. Em 1979, transferiu-se para FOP/Unicamp. Entre os anos de 1982 e 83, esteve em Umeã, Suécia, como bolsista de Pós-doutoramento do CNPq. Atualmente, é responsável pelo setor de Microbiologia e Imunologia do departamento de Diagnóstico Oral da FOP/Unicamp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *