Cultura,  Estudantes,  Eventos,  Institucional,  Notícias,  Notícias Acadêmicas,  Professores

Livro “História Ensinada, Cultura e Saberes Escolares (Amazonas, 1930-1937)” teve evento de lançamento no Palacete Provincial

Evento de Lançamento do livro “História Ensinada, Cultura e Saberes Escolares”, de Tarcisio Serpa Normando

Na última sexta-feira, 15 de março de 2019, teve evento de lançamento do autor Tarcisio Serpa Normando, sobre seu livro “História Ensinada, Cultura e Saberes Escolares”, no Palácio Provincial, em Manaus.

Contou com sessão de autógrafos, palestra sobre o livro e debates pertinentes ao assunto.

Sobre o livro

Ensinar História não é ensinar patriotadas, falsear a verdade histórica para enganar crianças. A frase é atualíssima nesses dias em que professores sofrem ameaças de censura por defensores de uma (inexistente) escola despolitizada. Mas, ela foi anotada, em 1934, por Arthur Cezar Ferreira Reis em outro capítulo de sua luta em favor de um ensino renovado e pela implementação de aulas sobre História local na escola primária. Infelizmente, após oitenta anos, esses saberes foram expurgados da rede pública, revelando uma face dos embates pelo controle dos currículos a serem ministrados. Este livro, o primeiro publicado sobre a História do ensino de História no Amazonas, demonstra de quais maneiras as disputas pela definição dos conteúdos da disciplina aconteceram nos anos 1930. Para tanto, reconstrói espaços e práticas escolares do período através da análise da legislação produzida pelo Departamento de Instrução Pública e de fontes inéditas como a documentação escolar e a produção intelectual inscrita em impressos pedagógicos, como teses de concurso e a Revista de Educação, desvelando alunos e professores, concepções e métodos que fundamentaram uma história ensinada no e do Amazonas. 

Adquira em nossa loja virtual http://bit.ly/2HE5XjK

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *