Cultura,  Estudantes,  Eventos,  Institucional,  Notícias,  Notícias Acadêmicas,  Pesquisadores,  Professores

“Efeitos Visuais de Transição na Montagem Cinematográfica” de Vinícius Augusto Carvalho teve evento de lançamento

No dia 22 de fevereiro de 2019, na última sexta-feira do mês, teve evento de lançamento do livro “Efeitos Visuais de Transição na Montagem Cinematográfica” do autor Vinícius Augusto Carvalho, na Livraria da Travessa 07 de Setembro, no Rio de Janeiro.

Autor Vinícius Augusto Carvalho na sessão de autógrafos de seu livro

Sobre o livro

Na montagem de um filme, a inserção ou a ausência de efeitos visuais como fusões, fades e wipes não se resume a técnicas da edição de imagens. Este processo complexo integra a concepção da obra, exige criatividade e conhecimento estético – o uso de efeitos de transição entre imagens tem o potencial de imprimir ritmo, rupturas ou continuidades de tempo e espaço. Efeitos Visuais de Transição na Montagem Cinematográfica descreve conceitos fundamentais da pontuação imagética e sua aplicação no cinema, a partir de clássicos da literatura, dados de mercado e dos filmes premiados com o Oscar de Melhor Montagem. A obra apresenta um registro minucioso do uso de efeitos visuais de transição nas últimas décadas, período atravessado pela entrada da tecnologia digital e dos softwares de edição não linear na pós-produção cinematográfica.

O livro trata de história e tecnologia atreladas à edição, detalha os efeitos visuais de transição mais usados no cinema comercial e propõe reflexões acerca do uso das pontuações visíveis em obras audiovisuais. O aporte teórico e prático da pesquisa é útil para iniciantes e iniciados na arte de construir sequências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *