Estudantes,  Institucional,  Notícias Acadêmicas,  Pesquisadores,  Professores

Práticas para Aulas de Língua Portuguesa e Literatura: Ensino Fundamental

A educação é o pilar que sustenta qualquer país. É pensando nisso, e sabendo as dificuldades que os professores podem ter para exercer essa função importantíssima para a sociedade, que Daniela Netto e Adauto Taufer usaram sua experiência com a língua portuguesa para elaborar o livro Práticas para Aulas de Língua Portuguesa e Literatura, de modo a ajudar outros profissionais, nem que seja só um pouco, em uma tarefa tão difícil.

O primeiro esboço da ideia surgiu quando Adauto era professor de Prática de Ensino da Língua Portuguesa. Durante as aulas, ele sempre quis perguntar aos alunos, algo que eles não sabiam e deveriam saber e, pedir para preparar uma aula sobre isso. O objetivo por trás da ideia era fazer com que cada um entendesse a sua franqueza e suas forças como professor, de modo que todos pudessem debater juntos, para melhorar a qualidade de ensino de cada um.

Infelizmente, a ideia não foi aplicada na prática, mas também não saiu da cabeça do professor, que usou essa inspiração para, junto com Daniela, escrever a obra. A ideia de formalizar o assunto em um livro não podia ter saído em uma hora mais propícia e que reflete como os professores passam a vida inteira trabalhando: tomando um café, durante o recesso escolar. Portanto, o livro visa uma troca de experiências bem franca, de professores para professores, para que possam ser discutidas as dificuldades de cada um, e quem sabe, ajudar profissionais que passam por problemas parecidos.

A verdade, é que todo professor de português sofre com uma quantidade de trabalho muito grande, e uma carga horária bem maior do que deveria. O ensino da língua portuguesa é complicado por si só, mas existem ainda os três pilares principais que envolvem essa disciplina: a oralidade, a escrita e a leitura. Com tanta coisa para fazer, sobra muito pouco tempo para planejar as aulas, fazendo com que os professores tenham que trabalhar ainda mais.

Por isso, o livro é uma tentativa de prestar alguma ajuda aos professores. Ele cobre práticas que vão desde aulas para o sexto ao nono ano, abordando também educação para jovens e adultos, discutindo temas interessantes e atuais, como as redes sociais nas salas de aula.

Daniela Favero Netto doutora em Letras, com especialização em Estudos de Linguagem, na linha de pesquisa de Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é professora de Língua Portuguesa e Literatura no Colégio de Aplicação, também da UFRGS. Sempre atualizada nos estudos, pesquisa sobre ensino e aprendizagem de escrita na educação básica, prática de ensino e diversos outros temas.

Adauto Locatelli Taufer doutor em Letras, com especialização em Estudos da Literatura Brasileira, Luso-Africana e Portuguesa, pela UFRGS. É professor de Língua Portuguesa e Literatura no Colégio de Aplicação, e busca aprimorar a pesquisa sobre a produção de curtas-metragens e de texto, práticas de ensino, literatura contemporânea, e diversos outros temas.

O ensino da Língua Portuguesa certamente não é nada fácil. É preciso abordar muitos pontos para aprimorar aquilo que sustenta um dos aspectos que a humanidade tem de mais importante: a comunicação. Com esse livro, os autores esperam poder ajudar novos professores, ou profissionais que tenham alguma dificuldade, a serem ainda melhores em uma atividade tão difícil quanto importante.

Compre agora o seu exemplar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *