SINGLE BLOG ARTICLE

A obra Memória e Materialidade, organizada pelas pesquisadoras Ana Teresa Marques Gonçalves e Luciane Munhoz de Omena, reúne um conjunto de textos que não só nos ajudam a entender o papel da memória para a construção do conhecimento histórico, seja este antigo ou não, mas que também fornecem um caminho para compreendermos as tramas que marcaram as civilizações antigas, que são, de certo modo, reinterpretadas no livro a partir da pesquisa mnemônica, documental e historiográfica e da subjetividade dos autores.

Veja, a seguir, uma síntese sobre o livro e observe como ele pode ser fundamental para as suas pesquisas e para somar ao conhecimento que você já tem sobre o tema!

Como a obra está dividida?

A obra reúne 12 textos, cada qual explorando certos aspectos sociais, culturais e econômicos da antiguidade. O primeiro texto aborda os elementos simbólicos, memoriais e materiais da Odisseia, que já foi, como sabemos, vastamente discutida por autores de diversos campos de conhecimento, sobretudo os que pertencem à Filosofia, a ciência do conhecimento. Pode ser interessante para quem deseja obter uma visão diferente sobre a narrativa histórica em foco.

Já o segundo, tem como ponto central de observação os manuscritos do mar morto à luz da arqueologia bíblica, oferecendo uma visão inovadora, capaz de mudar a nossa forma de perceber o objeto analisado.

O terceiro, quarto e quinto focam suas análises nos mitos de Enéias, no período augustano e na ritualidade de Araci Pacis de Augusto, respectivamente. Trata-se de visões que contribuem, de certo modo, para enriquecer o debate e somar, trazendo inovação para o conjunto de estudos já produzidos sobre a temática.

Os próximos capítulos da antologia seguem a mesma linha, trabalhando com elementos históricos que marcaram a época e quem pode nos ajudar a entender como funcionava as civilizações antigas e como os filósofos da época concebiam o mundo no qual estavam inseridos.

O livro é fundamental para qualquer que seja o pesquisador, pois fornece, de modo geral, a possibilidade de conhecer a história da sociedade humana, a partir de casos particulares, que, juntos, somam ao conhecimento já produzido sobre a temática.

Além disso, é essencial para os historiadores que buscam entender melhor a memória enquanto uma ferramenta metodológica capaz de contribuir para o avanço das Ciências Humanas. Logo, pode interessar a estudantes de História, Comunicação, Sociologia, Antropologia, Ciências Políticas, Geografia Humana, Direitos Humanos, Economia e tantas outras áreas que bebem do conhecimento histórico para realizar suas pesquisas e criar seus contornos e competências científicas.

É importante também para quem tem curiosidade de entender os aspectos sociais, políticos, culturais e econômicos que atravessaram a antiguidade e que ainda se encontram presentes na sociedade atual, resistindo ao tempo. Assim, pode interessar a qualquer cidadão.

Por fim, cabe dizer que a obra, por abordar certos elementos que fazem parte do imaginário popular mítico, pode ser interessante para os que não abrem mão de ler histórias marcadas por personagens que figuram como heróis, deuses, princesas, feiticeiras, etc.

Compre o seu exemplar: https://www.pacolivros.com.br/memoria_e_materialidade/prod-6226612/

RELATED POSTS

Feitiço Caboclo: a trajetória de um indígena, no Brasil setecentista, para encontrar seu lugar na hierarquia social

Postado em 3 de dezembro de 2018

O cavalo na equoterapia: um livro marco, na história da equoterapia do Brasil

Postado em 3 de dezembro de 2018

Práticas para Aulas de Língua Portuguesa e Literatura: ensino fundamental

Postado em 19 de novembro de 2018

Impacto das imagens digitais é tema de livro

Postado em 25 de outubro de 2018

Um Maravilhoso Imaginário

Postado em 23 de outubro de 2018

Livro da Paco Editorial é um dos premiados no 59º Prêmio Jabuti!

Postado em 12 de outubro de 2018

O itinerário pioneiro do urbanista Attílio Corrêa Lima, de Anamaria Diniz

Postado em 25 de setembro de 2018

Manual Jurídico da Escravidão: Império do Brasil.

Postado em 10 de setembro de 2018

Direto da Amazônia, livro revela como a castanha-do-pará ganhou o mundo

Postado em 25 de junho de 2018

História de Salvador Allende no Cinema de Patricio Guzmán

Postado em 9 de outubro de 2016

Glauber Rocha para todos: livro resgata processo criativo do mais famoso cineasta brasileiro.

Postado em 5 de setembro de 2016

Amizade em Tempos de Tecnologia e o impacto das redes sociais

Postado em 16 de outubro de 2015

“Todos na Produção”

Postado em 12 de outubro de 2015

Introdução à Sociologia da Juventude

Postado em 4 de outubro de 2015

Modernidade em Desalinho

Postado em 18 de outubro de 2014

Livro sobre gestão da comunicação será lançado na Aberje

Postado em 15 de outubro de 2014

Mercado Central

Postado em 21 de outubro de 2013

Comércio Exterior

Postado em 20 de outubro de 2013

Os Carnavais Cariocas

Postado em 7 de outubro de 2013

O Perfil do Gestor de Comunicação

Postado em 5 de outubro de 2013

As Relações Diplomáticas entre Brasil e Uruguai (1931-1938)

Postado em 12 de outubro de 2011

Comentários

Tem 0 Comentar post

ADD YOUR COMMENT