SINGLE BLOG ARTICLE

A comunicação é um campo abrangente e, à medida que o tempo passa, novas práticas são integradas a ela, visando à ampliação de conceitos no meio organizacional, dentre os quais está o da sustentabilidade. É nesta linha de pesquisa, com entrevistas de especialistas e gestores, referências bibliográficas amplamente fundamentadas e apoio de coordenadores ligados aos cursos de faculdades e universidades que ofertam Relações Públicas no estado de São Paulo, que Pedro Ulsen fundamentou a importante obra O Perfil do Gestor de Comunicação – Como Gerar Impacto e Promover a Sustentabilidade.

São 208 páginas que trazem uma reflexão sobre como se dão os processos comunicacionais históricos até chegarmos nos dias de hoje – em que a responsabilidade da organização empresarial se dá de forma cada vez mais ativa. A obra redundou no que podemos chamar de modelo ideal de perfil para um administrador da comunicação interna, baseado em pressupostos desta área de conhecimento, como a ética. Ulsen emprega uma linguagem didática para representar a sua pesquisa, tornando a obra acessível a qualquer segmento empresarial, sendo necessária para administradores e comunicadores que buscam soluções internas em um mundo cada vez mais competitivo.

O ápice do livro é trazer uma discussão que, por mais necessária que se faça nos dias atuais, ainda é restrita na literatura científica brasileira: a sustentabilidade. Não obstante o que o título da obra nos indica, Ulsen vai além e mostra como efetivamente as organizações privadas, públicas e do terceiro setor devem atender às demandas da sociedade que cada vez mais busca compromisso de empresas e órgãos com práticas sustentáveis através das suas ações. E é aí que entra a grande jogada do autor: mostrar que a comunicação é uma das ferramentas mais efetivas para aplicar práticas sustentáveis no ambiente interno – em resposta às demandas externas.

Neste ponto, o papel e perfil do profissional da comunicação entram em cena: qual é a atribuição, papel e tendências para que o gestor efetive essa prática? A resposta, clara e objetiva, está ao longo dos seis capítulos, divididos por temática. Primeiro, Ulsen apresenta noções da comunicação organizacional para, em seguida, falar sobre a sustentabilidade. Aplicando os dois conceitos que nortearão a obra, as práticas e teorias da pesquisa do autor começam a ganhar os traços na convergência entre ambos, reservados em um capítulo especial. A obra discorre sobre o perfil do gestor, concluindo com opiniões de especialistas e entrevistas dos gestores sobre comunicação e sustentabilidade.

Trata-se de um livro que vem para mudar alguns conceitos e trazer luz ao debate sobre estruturas organizacionais e métodos sociais, econômicos e ambientais em virtude da proteção do planeta. A obra foi realizada por um mestre em Jornalismo Literário, com ampla experiência em campo, produzindo reportagens e sempre muito ligado ao meio acadêmico – o que resultou em O Perfil do Gestor de Comunicação – Como Gerar Impacto e Promover a Sustentabilidade, advindo da dissertação de mestrado de Pedro Ulsen na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Um livro de cabeceira para gestores e profissionais da comunicação interna de organizações que, cada vez mais, veem a necessidade de encontrar literatura sobre práticas sustentáveis.

Compre agora em nossa loja virtual: https://www.pacolivros.com.br/O_Perfil_do_Gestor_de_Comunicacao/prod-5160989/

RELATED POSTS

Manual Jurídico da Escravidão: Império do Brasil.

Postado em 18 de junho de 2018

Livro sobre gestão da comunicação será lançado na Aberje

Postado em 13 de Abril de 2018

“Todos na Produção”

Postado em 28 de Março de 2018

As Relações Diplomáticas entre Brasil e Uruguai (1931-1938)

Postado em 23 de Março de 2018

Comércio Exterior

Postado em 10 de Março de 2018

Os Carnavais Cariocas

Postado em 5 de Março de 2018

Introdução à Sociologia da Juventude

Postado em 20 de Fevereiro de 2018

Um Maravilhoso Imaginário

Postado em 16 de Fevereiro de 2018

Modernidade em Desalinho

Postado em 10 de Fevereiro de 2018

Mercado Central

Postado em 8 de Fevereiro de 2018

O itinerário pioneiro do urbanista Attílio Corrêa Lima, de Anamaria Diniz

Postado em 12 de Janeiro de 2018

Livro da Paco Editorial é um dos premiados no 59º Prêmio Jabuti!

Postado em 1 de dezembro de 2017

Bem-vindo ao blog da Paco Editorial.

Postado em 19 de novembro de 2016

Comentários

Tem 0 Comentar post

ADD YOUR COMMENT