SINGLE BLOG ARTICLE

O comércio exterior é uma das maiores fontes de renda para os países no contexto globalizado em que vivemos. Porém, não se pode dizer que seja algo novo, tendo em vista que na antiguidade já havia um intercâmbio de bens entre as nações. Um bom exemplo disso é a Rota da Seda, uma série de caminhos estabelecidos no século oitavo antes de Cristo, que interligava o Oriente à Europa para comercializar o tecido.

Apesar de no século XVIII não existir tanta tecnologia e facilidade nos meios de transporte e comunicação, foi desenvolvida, nessa época, a teoria econômica clássica, que já argumentava a favor de que os países comercializassem entre si, rompendo as suas próprias fronteiras.

Hoje, muitas obras falam sobre o assunto, explicando os seus mecanismos e estratégias e demonstrando de que forma o mesmo se torna tão importante para o desenvolvimento econômico dos países. O livro Comércio Exterior, da autora Terezinha Damian Antônio, aborda as relações internacionais no comércio a partir de uma perspectiva jurídica, ou seja, quais são os fundamentos do Direito que dão suporte para essa atividade e que a regulamentam.

Apesar de trazer esse ponto de vista, a linguagem da autora é objetiva e vai direto ao assunto, sem rodeios e sem se prender ao famoso “jurisdiquês”. Ela preza, sobretudo, por uma forma de apresentar o conteúdo que seja de fácil assimilação para quem for ler.

O livro não é indicado apenas para estudantes de Direito, é praticamente obrigatório também para os profissionais ou estudantes do segmento de Administração, Marketing, Relações Internacionais e, é claro, Comércio Exterior. Para quem é de outras áreas, mas deseja entender como funciona, a leitura também está mais do que recomendada!

Se você trabalha em uma empresa multinacional, independente da sua função, a obra também ajudará a compreender melhor a importância do seu próprio trabalho e contextualizá-lo em um panorama mais geral e com mais sentido.

De uma forma sintética e sem mistérios, o livro Comércio Exterior explica como funciona a entrada e saída de produtos entre o Brasil e os parceiros comerciais de fora, quais são as leis que regem o comércio exterior, como funcionam os contratos entre países (visto que cada nação tem as suas próprias normas), como as diferenças culturais podem interferir nas negociações, como funcionam as jogadas e estratégias de marketing nesse tipo de atividade e muitos outros temas referentes a esse universo.

Damian consegue tornar esse tema leve e interessante, despertando a curiosidade do leitor. É um livro que retrata de forma brilhante o dinamismo do comércio exterior, combinando direito, marketing, negociações e cultura. Afinal, qualquer comércio é amplo e envolve muitas coisas além da simples compra e venda de um produto ou serviço. Quando esse comércio se dá entre dois países, tudo isso toma uma proporção ainda maior e mais interessante!

Uma leitura que certamente vale muito a pena, especialmente para profissionais que lidam com isso no dia a dia, mas também para quem não é da área e gostaria de conhecê-la um pouco mais.

Compre agora o seu exemplar: https://goo.gl/Zeqj1v

RELATED POSTS

Feitiço Caboclo: a trajetória de um indígena, no Brasil setecentista, para encontrar seu lugar na hierarquia social

Postado em 3 de dezembro de 2018

O cavalo na equoterapia: um livro marco, na história da equoterapia do Brasil

Postado em 3 de dezembro de 2018

Práticas para Aulas de Língua Portuguesa e Literatura: ensino fundamental

Postado em 19 de novembro de 2018

Memória e materialidade

Postado em 6 de novembro de 2018

Impacto das imagens digitais é tema de livro

Postado em 25 de outubro de 2018

Um Maravilhoso Imaginário

Postado em 23 de outubro de 2018

Livro da Paco Editorial é um dos premiados no 59º Prêmio Jabuti!

Postado em 12 de outubro de 2018

O itinerário pioneiro do urbanista Attílio Corrêa Lima, de Anamaria Diniz

Postado em 25 de setembro de 2018

Manual Jurídico da Escravidão: Império do Brasil.

Postado em 10 de setembro de 2018

Direto da Amazônia, livro revela como a castanha-do-pará ganhou o mundo

Postado em 25 de junho de 2018

História de Salvador Allende no Cinema de Patricio Guzmán

Postado em 9 de outubro de 2016

Glauber Rocha para todos: livro resgata processo criativo do mais famoso cineasta brasileiro.

Postado em 5 de setembro de 2016

Amizade em Tempos de Tecnologia e o impacto das redes sociais

Postado em 16 de outubro de 2015

“Todos na Produção”

Postado em 12 de outubro de 2015

Introdução à Sociologia da Juventude

Postado em 4 de outubro de 2015

Modernidade em Desalinho

Postado em 18 de outubro de 2014

Livro sobre gestão da comunicação será lançado na Aberje

Postado em 15 de outubro de 2014

Mercado Central

Postado em 21 de outubro de 2013

Os Carnavais Cariocas

Postado em 7 de outubro de 2013

O Perfil do Gestor de Comunicação

Postado em 5 de outubro de 2013

As Relações Diplomáticas entre Brasil e Uruguai (1931-1938)

Postado em 12 de outubro de 2011

Comentários

Tem 0 Comentar post

ADD YOUR COMMENT