SINGLE BLOG ARTICLE

A comunicação é um campo abrangente e, à medida que o tempo passa, novas práticas são integradas a ela, visando à ampliação de conceitos no meio organizacional, dentre os quais está o da sustentabilidade. É nesta linha de pesquisa, com entrevistas de especialistas e gestores, referências bibliográficas amplamente fundamentadas e apoio de coordenadores ligados aos cursos de faculdades e universidades que ofertam Relações Públicas no estado de São Paulo, que Pedro Ulsen fundamentou a importante obra O Perfil do Gestor de Comunicação – Como Gerar Impacto e Promover a Sustentabilidade.

São 208 páginas que trazem uma reflexão sobre como se dão os processos comunicacionais históricos até chegarmos nos dias de hoje – em que a responsabilidade da organização empresarial se dá de forma cada vez mais ativa. A obra redundou no que podemos chamar de modelo ideal de perfil para um administrador da comunicação interna, baseado em pressupostos desta área de conhecimento, como a ética. Ulsen emprega uma linguagem didática para representar a sua pesquisa, tornando a obra acessível a qualquer segmento empresarial, sendo necessária para administradores e comunicadores que buscam soluções internas em um mundo cada vez mais competitivo.

O ápice do livro é trazer uma discussão que, por mais necessária que se faça nos dias atuais, ainda é restrita na literatura científica brasileira: a sustentabilidade. Não obstante o que o título da obra nos indica, Ulsen vai além e mostra como efetivamente as organizações privadas, públicas e do terceiro setor devem atender às demandas da sociedade que cada vez mais busca compromisso de empresas e órgãos com práticas sustentáveis através das suas ações. E é aí que entra a grande jogada do autor: mostrar que a comunicação é uma das ferramentas mais efetivas para aplicar práticas sustentáveis no ambiente interno – em resposta às demandas externas.

Neste ponto, o papel e perfil do profissional da comunicação entram em cena: qual é a atribuição, papel e tendências para que o gestor efetive essa prática? A resposta, clara e objetiva, está ao longo dos seis capítulos, divididos por temática. Primeiro, Ulsen apresenta noções da comunicação organizacional para, em seguida, falar sobre a sustentabilidade. Aplicando os dois conceitos que nortearão a obra, as práticas e teorias da pesquisa do autor começam a ganhar os traços na convergência entre ambos, reservados em um capítulo especial. A obra discorre sobre o perfil do gestor, concluindo com opiniões de especialistas e entrevistas dos gestores sobre comunicação e sustentabilidade.

Trata-se de um livro que vem para mudar alguns conceitos e trazer luz ao debate sobre estruturas organizacionais e métodos sociais, econômicos e ambientais em virtude da proteção do planeta. A obra foi realizada por um mestre em Jornalismo Literário, com ampla experiência em campo, produzindo reportagens e sempre muito ligado ao meio acadêmico – o que resultou em O Perfil do Gestor de Comunicação – Como Gerar Impacto e Promover a Sustentabilidade, advindo da dissertação de mestrado de Pedro Ulsen na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Um livro de cabeceira para gestores e profissionais da comunicação interna de organizações que, cada vez mais, veem a necessidade de encontrar literatura sobre práticas sustentáveis.

Compre agora em nossa loja virtual: https://www.pacolivros.com.br/O_Perfil_do_Gestor_de_Comunicacao/prod-5160989/

RELATED POSTS

Impacto das imagens digitais é tema de livro

Postado em 25 de outubro de 2018

Um Maravilhoso Imaginário

Postado em 23 de outubro de 2018

Manual Jurídico da Escravidão: Império do Brasil.

Postado em 27 de outubro de 2017

Livro da Paco Editorial é um dos premiados no 59º Prêmio Jabuti!

Postado em 12 de outubro de 2017

História de Salvador Allende no Cinema de Patricio Guzmán

Postado em 9 de outubro de 2016

Amizade em Tempos de Tecnologia e o impacto das redes sociais

Postado em 16 de outubro de 2015

Modernidade em Desalinho

Postado em 18 de outubro de 2014

Mercado Central

Postado em 21 de outubro de 2013

Os Carnavais Cariocas

Postado em 7 de outubro de 2013

As Relações Diplomáticas entre Brasil e Uruguai (1931-1938)

Postado em 12 de outubro de 2011

Comentários

Tem 0 Comentar post

ADD YOUR COMMENT